Voltar

Sem Lactose

Vitaminas de frutas zero lactose

A base das famosas batidas - excelentes opções de lanche ou café da manhã - não precisa ser leite vegetal. Varie as receitas e surpreenda-se.

As vitaminas de frutas acabam sendo opções práticas para o dia a dia de quem possui uma rotina corrida e precisa obter energia sem perder muito tempo na cozinha. Mas a maior parte das pessoas entende vitamina como uma batida liquidificada com leite e frutas. Entretanto, quem é intolerante à lactose precisa, assim como já faz em boa parte da sua alimentação, adaptar as receitas à sua maneira e necessidade.


Existem inúmeras variações de leites vegetais ideais para as vitaminas dos intolerantes, como de amêndoas, coco, arroz, aveia e soja. Por outro lado, nem toda vitamina precisa ser cremosa, com algum tipo de laticínio. Se você não gosta ou está enjoado do sabor do leite vegetal, use água de coco ou suco de frutas como base da sua vitamina. Ambas opções são ótimas quando misturadas a frutas tropicais. Também é possível colocar bastante gelo para dar cremosidade e adicionar outros ingredientes de efeito leitoso, como a aveia, o amendoim, as nozes ou alguns tubérculos previamente  cozidos.


Abaixo você confere algumas receitas de vitaminas de frutas sem lactose para fazer em casa e estar sempre bem nutrido.


  • Vitamina de iogurte com laranja


Ingredientes:

1 pote (170g) de iogurte natural zero lactose

1/4 de xícara (50ml) de suco puro de laranja

1 colher (sopa) de chia


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se desejar, adicione gelo e adoce com açúcar, mascavo, adoçante ou mel. Sirva em seguida.



  • Vitamina de banana proteica


Ingredientes:

10 castanhas de caju sem sal

250ml de água

1 banana

1 colher de sopa de cacau em pó

1 scoop de whey protein


Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata tudo até formar uma mistura homogênea e sirva. Dica: a banana madura é o suficiente para adoçar.



  • Vitamina de morango cremosa


Ingredientes:

2 inhames médios cozidos e descascados

500ml de água

1 bandeja de morango fresco ou congelado


Modo de preparo:

Bata a água e o inhame no liquidificador e depois coe. Liquidifique agora o líquido coado com os morangos limpos e sem o cabinho. Adoce como quiser e sirva.