Voltar

Sem Lactose

Será que tem lactose aqui?

Nove alimentos que o intolerante à lactose deve prestar atenção na hora de comprar, investigando atentamente se têm ou não lactose no rótulo.

A intolerância à lactose afeta milhares de pessoas no mundo todo. Quando constatada, impõem a mudança de hábitos e a busca por substitutos para os alimentos que saem do cardápio. Além disso, o distúrbio se apresenta em níveis de gravidade diferentes, portanto, alguns implicam na retirada urgente da lactose do dia a dia. Independentemente se é leve ou severa a intolerância, é importante que se avalie todos os alimentos antes de consumi-los. Por isso, listamos aqui nove itens que podem possuir lactose entre os ingredientes.


1. Granola: Mesmo que seja preparada com uma mistura de grãos crus, frutas secas, nozes e sementes, pode possuir produtos lácteos entre os seus ingredientes.


2. Barrinhas de cereais: Muita gente não sabe, mas manteiga, leite em pó e soro do leite estão entre os ingredientes de algumas das barrinhas de cereais.


3. Bolachas caseiras: Os biscoitos caseiros geralmente são produzidos com laticínios, entre eles manteiga, leite desnatado ou leite em pó.


4. Queijo de soja: Mesmo que seja derivado de um vegetal, o queijo de soja pode trazer uma certa quantidade de lactose, presente na forma de caseína.


5. Patês: Alguns patês contêm elevado teor de lactose, devido aos ingredientes necessários para a sua produção e para manter a cremosidade do preparo.


6. Molho para salada: O molho pronto para salada pode ter manteiga, queijo, leite em pó e outros produtos lácteos, utilizados para dar consistência.


7. Batatinhas chips: Muitos desses petiscos contêm leite, creme de leite e outros derivados, que são adicionados para deixar os salgadinhos mais crocantes.


8. Atum em conserva: O atum, a sardinha e a anchova em conserva geralmente possuem lactose, encontrada na latinha está na forma de caseinato hidrolisado, um derivado da caseína.


9. Carnes processadas: As carnes processadas estão entre os produtos que podem apresentar lactose, pois frequentemente utilizam manteiga, soro de leite ou leite em pó no preparo de embutidos. Aqui entram as salsichas principalmente.


Fique sempre atento aos produtos que podem conter lactose para não ingerir a substância sem saber. Procure ler o rótulo, inclusive os que são menos óbvios. Em caso de dúvidas ou suspeita dos sintomas da intolerância à lactose, consulte um médico.