Voltar

Sem Lactose

Romance na mesa, sem medo de reações alérgicas

Prepare um jantar romântico totalmente zero lactose, da entrada à sobremesa e agrade quem você ama

Seja por Alergia à Proteína(s) do Leite de Vaca (APLV), seja por intolerância à lactose, quem precisa excluir do cardápio alimentos que contenham proteínas do leite e/ou lactase em sua composição sabe o quanto pode ser complicado sair para jantar. Afinal, a impossibilidade de consumir uma série de produtos restringe as possibilidades na hora de escolher restaurantes e menus.


Porém, a intolerância à lactose ou a APLV não é motivo para abrir mão do sabor. É possível saborear pratos pra lá de gostosos, na rua ou em casa. Nos momentos românticos, a dois, e em casa, então, é possível fazer um banquete. Quem mostra isso é Flavia Machioni, autora do Lactose Não. Ela é especialista em cozinha natural e tem várias sugestões de receitas em seu blog.


Nós selecionamos três pratos que, além de serem lactose free, são super simples de preparar e vão te ajudar a preparar uma noite de romance com cardápio completo, da entrada à sobremesa.



ENTRADA

Creme de abóbora, beterraba e cenoura


Ingredientes:

450ml água ou caldo de legumes caseiro 

1 cenoura média

4 fatias de abóbora menina (2cm cada fatia)

2 beterrabas pequenas

1 pedaço de gengibre (tamanho a gosto)

2 colheres (chá) de sal 

Pimenta do reino  e salsinha a gosto


Modo de fazer:

Para preparar o creme, descasque a cenoura e a beterraba e corte em pedaços menores (quanto menores, mais rápido o cozimento). A abóbora pode ser cortada em pedaços maiores porque cozinha mais rápido. Coloque os legumes cortados em uma panela, despeje a água fervente (ou caldo de legumes caseiro) e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o gengibre e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios (10 a 15 minutos). Retire o excesso de água do cozimento e bata os legumes no liquidificador, acrescentando o sal e a pimenta a gosto. Quando servir, coloque a salsinha picada por cima.



PRATO PRINCIPAL

Estrogonofe sem lactose e funcional


Ingredientes:

250g de frango cortado em cubinhos e temperado

1/2 cebola picada

1/2 dente de alho picado 

1 colher (sopa) rasa de manteiga ghee ou azeite de oliva 

2 tomates médios sem sementes

2 colheres (sobremesa) de mostarda

3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde

2/3 de xícara de água mineral


Modo de fazer:

Em um liquidificador, bata os tomates sem sementes até virar suco. Misture com a água mineral. Em uma panela, refogue a cebola e alho com a manteiga ghee ou azeite de oliva até ficarem dourados. Acrescente o frango e deixe a carne dourar. Misture o tomate batido e deixe em fogo baixo até reduzir. Junte a mostarda e a biomassa de banana verde. Misture bem e deixe encorpar em fogo baixo por 15 minutos. Fique de olho no ponto. É possível provar a textura enquanto o molho engrossa e fica mais cremoso. Para acompanhar, arroz e batata palha.



SOBREMESA

Torta de baunilha e morango sem lactose e sem glúten


Ingredientes:

Massa:

1 ovo

80g de farinha de arroz integral

45g de fécula de batata

40g de farinha de amaranto ou de amêndoas

50g de açúcar demerara batido no liquidificador

1/4 de colher (café) de goma xantana

65g de manteiga ghee ou óleo de coco gelado

Creme:

500ml de leite de soja

2 gemas

100g açúcar demerara batido no liquidificador

25g de fécula de batata

Essência de baunilha

2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde*

Cobertura:

Morangos e/ou frutas vermelhas


Modo de Fazer:

Preparo da massa: Coloque todos os ingredientes secos na batedeira e bata adicionando, aos poucos, a manteiga ghee (ou óleo de coco gelado e cortado em pedacinhos). Quando a mistura parecer uma farofa, inclua o ovo e bata em velocidade baixa até formar uma massa compacta. Enrole em papel filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 6 horas. Depois, abra sob papel filme e disponha em uma assadeira de fundo removível. Faça furos com um garfo e asse em forno pré-aquecido a 200ºC até dourar (10 a 15 minutos).


Preparo do creme: Peneire as gemas, adicione o açúcar demerara e bata bem, com um batedor (fouet) até formar uma gemada clara. Em uma panela, aqueça o leite de soja e a essência de baunilha até levantar fervura. Misture com a gemada, aos poucos, só então retorne à panela e inclua a fécula de batata, mexendo até engrossar. Coloque em um recipiente, cubra com papel filme e leve à geladeira para esfriar.


Montagem: Quando a massa e o creme estiverem frios, recheie a torta e decore com morangos (ou frutas vermelhas variadas) na cobertura.


*Opcional