Voltar

Sem Lactose

Pratos de festa sem lactose

O fim de ano chega e quem não pode ingerir lácteos precisa inovar no menu seguindo as restrições. Reunimos três opções festivas deliciosas, todas sem derivados do leite.

Seja por intolerância à lactose ou por sensibilidade, quem precisa excluir o leite, seus derivados (como queijo e iogurte) e qualquer outro produto lácteo do cardápio deve sempre ficar atento às receitas, especialmente dos pratos mais elaborados, que podem conter pequenas quantidades de tais ingredientes que, depois da refeição, vão causar desconforto, dor e outros sintomas.

De modo geral, o leite de coco pode ser um excelente substituto ao leite tradicional (saiba mais aqui). Para ajudar, nós buscamos 5 receitas de pratos famosos e que podem, sim, ser servidos na casa de quem é intolerante a lactose. Confira!


  • Strogonoff de Carne


Esse prato, de origem russa, é resumido por muitos como a mistura de cubos de carne bovina com molho a base de creme de leite. Saboroso e famoso, merece uma versão sem lactose para ocasiões especiais.


Ingredientes

300g de filé mignon em cubos

100g de cogumelo champignon em conserva

1 e 1/2 xícara (chá) de castanha de caju crua e demolhada

1 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de óleo de soja

1/2 cebola picada

1/2 tomate sem sementes

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) mostarda dijon

Sal e pimenta do reino a gosto

Salsinha picada a gosto


Modo de preparo

Deixe a castanha de caju crua na água, de molho, por 4 horas. Depois, tempere a carne com sal e pimenta a gosto e deixe descansar para absorver o tempero. Na panela, aqueça o óleo de soja e refogue a cebola e, em seguida, adicione e sele a carne. Despeje a água e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Prepare o molho batendo bem as castanhas com água no liquidificador. Então adicione o tomate, a mostarda, o azeite de oliva e, por último, os temperos a gosto. Misture o molho com a carne, adicione o champignon em conserva fatiado ou inteiro e a salsinha. Prove para ajustar o sal e sirva com arroz e batata palha como manda a tradição brasileira.


  • Massa de Pizza 


A pizza remonta civilizações antigas - egípcia, grega e romana, contudo, a receita que conhecemos hoje surgiu por volta de 1600 em Nápoles, no sul da Itália. Veja como assar a massa perfeita para atender quem não consome lactose. Mas fique sempre de olho na cobertura.


Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1/3 xícara (chá) de gordura vegetal

1/2 xícara (chá) de leite de soja

2 colheres (chá) de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparo

Peneire os ingredientes secos todos em uma tigela. Faça um furo no centro e despeje todo o leite de soja. Mexa com um garfo até umedecer os ingredientes secos. Adicione a gordura vegetal. Despeje a massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo e amasse delicadamente. Coloque na forma esticando a massa e fazendo furinhos com o garfo para não encolher quando assar. Leve ao forno pré-aquecido a 250°C por 10min, cubra com os ingredientes da sua preferência e asse por mais 10min.


  • Cheesecake


Super tradicional nos Estados Unidos, país onde foi criado, o cheesecake é uma torta doce, originalmente de queijo cremoso (cream cheese) com calda de frutas vermelhas. Nessa versão é apresentada sem lactose e sem glúten também. Duplamente saudável.


Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de castanha de caju

1/3 xícara (chá) de nozes chilenas ou pecãs

8 ameixas secas sem caroço

2 colheres (chá) de óleo de coco

1 colher (sopa) de coco ralado

1 colher (sopa) de açúcar de coco ou mascavo

Recheio

250g de tofu

Suco de 1/2 limão

3 colheres (sopa) de xarope de agave ou mel

1 colher (chá) de essência de baunilha


Modo de preparo

Massa: Leve os ingredientes ao processador e processe até virar uma farofa. Espalhe-a em uma forma média, pressione bem contra o fundo e reserve. Recheio: Bata no liquidificador o tofu, o agave e a baunilha até se misturarem. Adicione o limão e bata novamente. Espalhe o recheio sobre a massa (base da torta) e leve ao forno pré-aquecido por 20min (210°C) e 20min (180°C). Tire do forno e espere esfriar um pouco para poder levar à geladeira por pelo menos 6 horas (cubra com papel filme para proteger do ressecamento). Cobertura: Sirva coberto com goiabada derretida/quente ou com a geleia de frutas da sua preferência.


  • Bobó de Camarão 


Prato típico baiano, o bobó de camarão é uma receita que merece sua versão sem lácteos e, por que não, sem glúten. Apresentamos uma alternativa à receita original, que substitui a mandioca por batata baroa, que cozinha mais rápido e é melhor de bater no liquidificador.


Ingredientes

400g de camarão médio ou grande, sem casca

400g de batata baroa (mandioquinha)

200ml de leite de coco

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem

3 tomates sem pele

2 cebolas roxas pequenas

2 colheres (sopa) de coentro picado

1 colher (sopa) de azeite de dendê

1 colher (chá) de cúrcuma

1 colher (chá) de cominho em pó

1 dente de alho

Suco de 1 limão

Sal e pimenta do reino à gosto

Pimenta de cheiro para decorar



Modo de preparo

Tempere o camarão com sal, limão e cominho. Cozinhe a batata baroa por 25min ou até ficar macia. Bata-a no liquidificador com 1/2 xícara (chá) da água do cozimento, leite de coco, sal e cúrcuma. Reserve. Em uma panela, refogue a cebola e o alho picados com azeite de oliva. Salteie os camarões rapidamente e adicione os tomates picados e, em seguida, o creme de batata baroa. Ajuste o sal e a pimenta e finalize com coentro e azeite de dendê. Sirva com arroz e decore com a pimenta de cheiro.


  • Cuscuz Natalino


Esse prato berbere originário do noroeste do continente africano já é considerado a cara do Brasil, onde é feito à base de farinha. Depois de cozido por infusão no vapor, pode ser servido com diversos acompanhamentos, alguns deles a serem evitados pelos intolerantes: como leite e manteiga. Aqui a farinha de milho é trocada por couve-flor, tornando fit esta versão do prato.


Ingredientes

1 couve-flor média

1/4 xícara (chá) de passas pretas

1/4 xícara (chá) de damascos picados

1/4 xícara (chá) de avelãs

1/4 xícara (chá) de azeitonas

10 pimentas biquinho em conserva

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino à gosto



Modo de preparo

Lave a couve-flor, corte em "floretes" e faça o branqueamento, colocando-a na água fervente por alguns segundos e escorrendo em seguida na água gelada. Leve-a ao processador e bata até obter uma "farinha" que lembre o cuscuz. Coloque em uma vasilha, adicione os outros ingredientes, misture bem e sirva logo - esse é um prato que deve ser consumido fresco. Quem gosta de sabores mais intensos pode adicionar temperos como noz-moscada, páprica e cominho. 



Fontes: Sem lactoseLactose nãoGuia da semana e Guia da cozinha