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Sem Lactose

Leite de coco: truque de mestre no cardápio dos intolerantes

Versátil na cozinha e delicioso inclusive para se beber com café, o leite de coco é sinônimo de saúde não só para quem não pode consumir lácteos.

Além de ser um ingrediente muito usado em pratos da culinária brasileira, o leite de coco se destaca pela sua versatilidade e a excelente quantidade de nutrientes que agregam à saúde. O ingrediente pode ser consumido no lugar do leite de vaca, seja puro ou em preparações com café, vitaminas, bolos, biscoitos e tortas. Não há uma quantidade ideal para ser consumida, mas incluir 1 copo no plano alimentar do dia a dia é uma quantia considerada saudável.

 

Feito à base de coco e água, o leite de coco é uma ótima opção de alimento para veganos, alérgicos ou intolerantes aos produtos lácteos - derivados do leite animal. O destaque da composição nutricional do leite de coco é a quantidade de minerais. Ele possui antioxidantes, tais como o selênio, magnésio, ferro, zinco e potássio, o que ajuda na manutenção de um organismo, beneficiando desde o bem-estar dos músculos de prevenção à anemia e outras infecções.


Por que optar pelo leite de coco?


Acha que a única vantagem em consumir leite de coco é a riqueza em minerais? Pois não é! Veja como esse alimento pode fazer a diferença para sua saúde


  • É rico em gordura boa
    Tem como base a polpa do coco, fonte de ácido láurico, considerado uma “gordura boa” que reduz a oxidação do LDL (o chamado mau colesterol), prevenindo doenças cardiovasculares. Também apresenta ação antiviral e antibacteriana, fortalecendo a imunidade e evitando a proliferação de fungos e bactérias.


  • Ajuda no combate à hipertensão 
    O potássio presente no leite de coco contribui para a saúde óssea e aumenta a elasticidade da parede das artérias, trazendo ação preventiva contra AVCs, principalmente entre as mulheres. Além disso, ajuda a regular a quantidade de água presente nas células e age na contração e no relaxamento muscular.


  • Amigo da dieta na perda de peso 
    Sim, inclua o leite de coco na sua alimentação se você quer emagrecer! Além de ter poucas calorias, garante uma maior sensação de saciedade. Além disso, é uma ótima opção de lanche antes do treino. A gordura do coco é chamada de TCM (triglicérides de cadeia média), absorvida rapidamente pelo organismo. Uma sugestão é bater 200ml com a fruta de sua preferência.


  • Auxilia na digestão
    É um ótimo remédio natural para aliviar os sintomas de refluxo ácido. O consumo regular de leite de coco pode ajudar a prevenir a azia, queimação no estômago e esôfago e náuseas.


Normalmente, adultos podem usufruir dos benefícios do leite de coco, seja usando-o para substituir completamente o leite de origem animal ou apenas o incluindo em alguns pratos. Porém, é importante lembrar que o leite de coco não substitui o leite materno, assim como não é sempre indicado para crianças, adolescentes e idosos. Logo, é importante sempre consultar o médico pediatra ou gerontologista ou o nutricionista para ter orientações de consumo.



FONTES: Alimentação em foco, Conquiste Sua Vida e Tua Saúde