
Confira dicas para uma ceia de Natal sem lactose
Com criatividade e um pouco de atenção aos ingredientes, é possível fazer um cardápio deliciosoMais do que presentes, as festas de final de ano são um momento de confraternização ao redor da mesa: família, muita conversa, brindes. E, claro, mesa farta. Mas como fazer quando algum convidado tem alguma restrição alimentar?
Aqui nós demos algumas dicas para ajudar celíacos a brindarem com saúde e segurança. Agora, queremos dar uma forcinha para quem precisa cortar a lactose do cardápio e, consequentemente, das ceias de Natal e Ano Novo. Independente do diagnóstico médico - intolerância ou alergia - a lactose pode ser um problema na hora de elaborar a ceia de Natal ou de réveillon. Por isso, hoje vamos sugerir um cardápio para quem precisa excluir a lactose da dieta.
A primeira dica - e mais eficiente - é simples: sempre leia os rótulos e veja se o alimento contém ou não lactose. E, na dúvida, não inclua na receita! Além disso, você pode encontrar nos mercados vários produtos feitos especialmente para intolerantes à lactose. Eles são a base para montar um cardápio bem variado e saboroso, é só apostar na criatividade.
Dicas para fazer uma ceia para quem tem intolerância à lactose
Aposte nas saladas: folhas, frutas, legumes, sementes, oleaginosas... Use a criatividade, misture texturas e sabores e prepare uma entrada especial para todos. uma sugestão é a Salada Tropical. Lave e disponha em um refratário uma mistura de folhas verdes, como rúcula, alface e agrião. Junte mangas cortadas em tiras, palmitos em rodelas e tomate-cereja. Para temperar, azeite, suco de limão e sal.
Mantenha a tradição: para muitas pessoas, a ceia em família acontece em torno de um peru ou frango e, via de regra, carnes não contém lactose. A atenção fica no preparo de recheios e de molhos, quando eles se fizerem necessários para o prato. Nossa sugestão de farofa para rechear peru e frango é livre de lactose (e de glúten também):
Ingredientes: 200 g de bacon, ½ cebola, 250 g de azeitonas, 1 ½ xícara (chá) de ameixas pretas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço de tempero-verde.
Como fazer: pique, junte e refogue o bacon, a cebola, as azeitonas; acrescente as ameixas e a pimenta, também picadas. Depois, inclua a farinha de mandioca. Quando estiver no ponto, tempere e junte o cheiro-verde. A farofa pode ser usada para rechear a carne já assada, na hora de servir.
O que mais servir: como acompanhamento, você pode servir arroz (branco ou a grega), batata (assada, gratinada, ao molho sem leite ou derivados), souflé ou legumes recheados. E você também pode incluir receitas diferentes e que, além de serem livres de lactose, não incluem glúten. Um exemplo é o risoto de quinoa com vegetais e shitake:
Ingredientes: 1 xícara (chá) de quinoa, 4 ½ xícaras (chá) de caldo de legumes natural, ½ molho de cheiro verde picado, ½ xícara (chá) de cebola picada, 1 colher (chá) de gengibre ralado, 1 dente de alho picado, 1 colher (sopa) de talos de salsinha, 200g de shitake fatiado, 1 xícara (chá) de cenouras cortadas em meia lua, 1 xícara (chá) de milho cozido, 1 xícara (chá) de vagem francesa picada, 1 xícara (chá) de abobrinha verde picada, 1 xícara(chá) de tomate cereja cortados ao meio, tempero e sal.
Como fazer: lave a quinoa e coloque para cozinhar com 2 xícaras de caldo de legumes, em fogo baixo, por 20 min. Ao mesmo tempo, refogue a cebola, o alho, os cabos de salsinha e o gengibre; acrescente o shitake e salteie até dourar. Junte a cenoura, o milho, a vagem e, depois, a abobrinha. Adicione uma xícara do caldo e cozinhe por 5 minutos. Tempere, acrescente a quinoa, o restante do caldo de legumes e cozinhe por mais 5 minutos. Junte o tomate e misture delicadamente. Salpique a salsinha e sirva.
Incremente a sobremesa: Finalmente, chegou a hora mais doce da ceia. E aqui temos duas dicas: o pudim sem lactose e o pavê de coco com calda de frutas vermelhas. Escolha a que mais agrada a sua família - ou faça as duas - e divirtam-se!
Pavê de coco com calda de frutas vermelhas

Intolerante com a saúde em dia

Como descobrir a doença celíaca ou a IL
