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Sem Lactose

Confira dicas para uma ceia de Natal sem lactose

Com criatividade e um pouco de atenção aos ingredientes, é possível fazer um cardápio delicioso

Mais do que presentes, as festas de final de ano são um momento de confraternização ao redor da mesa: família, muita conversa, brindes. E, claro, mesa farta. Mas como fazer quando algum convidado tem alguma restrição alimentar?


Aqui nós demos algumas dicas para ajudar celíacos a brindarem com saúde e segurança. Agora, queremos dar uma forcinha para quem precisa cortar a lactose do cardápio e, consequentemente, das ceias de Natal e Ano Novo. Independente do diagnóstico médico - intolerância ou alergia - a lactose pode ser um problema na hora de elaborar a ceia de Natal ou de réveillon. Por isso, hoje vamos sugerir um cardápio para quem precisa excluir a lactose da dieta.


A primeira dica - e mais eficiente - é simples: sempre leia os rótulos e veja se o alimento contém ou não lactose. E, na dúvida, não inclua na receita!  Além disso, você pode encontrar nos mercados vários produtos feitos especialmente para intolerantes à lactose. Eles são a base para montar um cardápio bem variado e saboroso, é só apostar na criatividade.



Dicas para fazer uma ceia para quem tem intolerância à lactose


Aposte nas saladas: folhas, frutas, legumes, sementes, oleaginosas... Use a criatividade, misture texturas e sabores e prepare uma entrada especial para todos. uma sugestão é a Salada Tropical. Lave e disponha em um refratário uma mistura de folhas verdes, como rúcula, alface e agrião. Junte mangas cortadas em tiras, palmitos em rodelas e tomate-cereja. Para temperar, azeite, suco de limão e sal.


Mantenha a tradição: para muitas pessoas, a ceia em família acontece em torno de um peru ou frango e, via de regra, carnes não contém lactose. A atenção fica no preparo de recheios e de molhos, quando eles se fizerem necessários para o prato. Nossa sugestão de farofa para rechear peru e frango é livre de lactose (e de glúten também): 


Ingredientes: 200 g de bacon, ½ cebola, 250 g de azeitonas, 1 ½ xícara (chá) de ameixas pretas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço de tempero-verde.


Como fazer: pique, junte e refogue o bacon, a cebola, as azeitonas; acrescente as ameixas e a pimenta, também picadas. Depois, inclua a farinha de mandioca. Quando estiver no ponto, tempere e junte o cheiro-verde. A farofa pode ser usada para rechear a carne já assada, na hora de servir.


O que mais servir: como acompanhamento, você pode servir arroz (branco ou a grega), batata (assada, gratinada, ao molho sem leite ou derivados), souflé ou legumes recheados. E você também pode incluir receitas diferentes e que, além de serem livres de lactose, não incluem glúten. Um exemplo é o risoto de quinoa com vegetais e shitake


Ingredientes: 1 xícara  (chá) de quinoa, 4 ½ xícaras (chá) de caldo de legumes natural, ½ molho de cheiro verde picado, ½ xícara (chá) de cebola picada, 1 colher (chá) de gengibre ralado, 1 dente de alho picado, 1 colher (sopa) de talos de salsinha, 200g de shitake fatiado, 1 xícara (chá) de cenouras cortadas em meia lua, 1 xícara (chá) de milho cozido, 1 xícara (chá) de vagem francesa picada, 1 xícara (chá) de abobrinha verde picada, 1 xícara(chá)  de tomate cereja cortados ao meio, tempero e sal. 


Como fazer: lave a quinoa e coloque para cozinhar com 2 xícaras de caldo de legumes, em fogo baixo, por 20 min. Ao mesmo tempo, refogue a cebola, o alho, os cabos de salsinha e o gengibre; acrescente o shitake e salteie até dourar. Junte a cenoura, o milho, a vagem e, depois, a abobrinha. Adicione uma xícara do caldo e cozinhe por 5 minutos. Tempere, acrescente a quinoa, o restante do caldo de legumes e cozinhe por mais 5 minutos. Junte o tomate e misture delicadamente. Salpique a salsinha e sirva.


Incremente a sobremesa: Finalmente, chegou a hora mais doce da ceia. E aqui temos duas dicas: o pudim sem lactose e o pavê de coco com calda de frutas vermelhas. Escolha a que mais agrada a sua família - ou faça as duas - e divirtam-se!


Pavê de coco com calda de frutas vermelhas


Ingredientes: 3 colheres (sopa) açúcar demerara, 1 xícara (chá) de frutas vermelhas (amora, framboesa e morango), 4 colheres (sopa) de amido de milho, 2 xícaras (chá) de vitamina de coco, 1 vidro de leite de coco light, 1 colher (sopa) de mel e 1 xícara (chá) de biscoito de chocolate triturado.

Como fazer: Comece cozinhando as frutas vermelhas com o açúcar em fogo médio por 5 minutos ou até que fiquem bem cozidas; depois, reserve. Em outra panela, dissolva o amido de milho na vitamina de coco; em seguida, junte o leite de coco, o mel e cozinhe até engrossar. Inicie a montagem colocando o biscoito triturado no fundo de seis taças de sobremesa; em seguida, cubra com o creme de coco e refrigere por 2 horas, até firmar. Na hora de servir, coloque a calda de frutas vermelhas por cima.

E os clássicos, como ficam? Por último, mas não menos importante, uma receita de panetone sem lactose e sem glúten. Ideal para presentear alguém especial ou servir nas festas.

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de mistura de farinha de arroz, amido de milho e polvilho doce, 1 xícara de farinha de arroz, 1 xícara de fermento sem glúten, 1 xícara (chá) de água, 2 colheres (sopa) de óleo de coco, meia bandeja de morango, 1 xícara de goiaba picada em cubinhos, 1 colher  (chá) de cacau em pó sem glúten.

Como fazer: bata no liquidificador a água, o açúcar, o óleo e os morangos, até que a mistura fique espessa. Coe e reserve. Adicione as farinhas à mistura; depois, acrescente alguns pedaços de goiaba, o fermento e coloque tudo em uma forma. Faça uma calda com o cacau, uma colher (sopa) de açúcar e meia xícara de água, mexendo até ficar espumoso. Coloque a calda sobre o panetone, decore com pedacinhos de goiabada e asse por 30 minutos.

Gostou das receitas? Conhece alguém que precisa dessas dicas? Então compartilhe esse post e faça o Natal de outra pessoa ainda mais feliz e saudável!