Voltar

Sem Lactose

Como substituir o leite e seus derivados nas receitas?

Engana-se quem pensa que os leites vegetais não funcionam nas preparações. Conheça algumas opções

Seja devido à intolerância à lactose ou devido a alergia a proteína do leite (entenda a diferença aqui), se você precisa evitar o consumo de leite e derivados é importante conhecer outras possibilidades do que pode usar nas receitas que prepara para você e sua família.


Confira algumas alternativas ao leite e derivados:



Leite de soja


Talvez o leite de soja seja o substituto mais famoso do leite animal, pois está no mercado há mais tempo. Ele tem, inclusive, versões saborizadas. Como é mais popular, seu gosto já é mais familiar. A soja é um opção interessante por ser uma importante fonte de cálcio - e substitui bem os produtos lácteos.



Leite de arroz


Assim como o leite de soja, o leite de arroz também é mais popular e pode ser encontrado em mercados. Ele pode, ainda, ser preparado em casa (veja como). Como o arroz, é mais neutro e isso permite o uso em receitas que não podem ter as características comprometidas, como a textura e o sabor.



Leite de castanhas


As oleaginosas também podem ser usadas para a produção de leite vegetal, pois aumentam o valor nutricional do prato. O leite de castanhas, por exemplo, é indicado para fazer receitas que aceitem o sabor agradável característico da semente​​​​​​​. 



Leite de aveia


O leite de aveia também pode ser feito em casa (aprenda aqui) e adaptado em receitas, especialmente porque tem um sabor mais neutro. Como a aveia é rica em fibras alimentares, este leite ajuda no fluxo gastrointestinal.



Leite de coco


Super popular por quem quer ou precisa retirar os lácteos da alimentação, o leite de coco tem um sabor mais marcante. Isso faz com que seja indicado apenas para algumas receitas doces; nas salgadas, seu uso é ainda mais específico.



O que mais eu posso usar no lugar do leite animal?


Chás são uma boa opção para aquelas receitas em que o leite é o principal líquido. Além de dar um toque de sabor, deixa as receitas mais leves. Já os sucos de frutas são recomendados para algumas receitas, como doces. Ao invés do leite, use o suco da fruta que você mais gosta em um bolo ou torta. Para smothies, por exemplo, você pode optar por água de coco.


Para receitas que pedem queijo, a dica é o queijo de soja: o famoso tofu. Rico em cálcio, o tofu fornece até mais nutrientes do que tradicional.


Gostou das nossas indicações? Já conhecia todos estes tipos de leites vegetais? Qual você usa? Conte pra gente!