Voltar

Sem Lactose

5 livros de receitas sem lactose

Criatividade e diversidade à mesa dependem de inspiração e buscar livros com receitas é sempre uma forma de aprender novos pratos ou técnicas, inclusive para quem convive com uma restrição alimentar.

A intolerância à lactose faz com que o paciente enfrente uma série de restrições alimentares. Em um primeiro momento, pode parecer impossível restringir o consumo de leite animal e os seus derivados da dieta, mas atualmente é bem mais simples que parece.


Não poder incluir laticínios e outros itens que contêm lactose nas receitas pode estimular a invenção de novos pratos, o que estimula a reinvenção na cozinha diariamente para continuar comendo de forma saudável, diversificada e saborosa. O que pode ajudar nesta tarefa são os livros e há uma série de obras dedicadas a levar opções de receitas sem lactose. Separamos alguns títulos para você aproveitar a melhor gastronomia sem lactose. Mas lembre-se: nada substitui a orientação médica e especializada.



1 - 100 Receitas Sem Leite e Derivados, por Sandra Sedlmayer


Ao oferecer 100 receitas elaboradas sem nenhum traço de leite e derivados, Sandra Sedlmayer convida o leitor a abandonar os velhos costumes e usufruir de uma grande e vital variedade de pratos deliciosos. Há opções diversas, trazidas das gastronomias mediterrânea, sírio-libanesa, germânica, japonesa, portuguesa, entre outras.



2 - Leites e Manteigas Vegetais, por Melissa King


Melissa King apresenta o vasto mundo dos leites e das manteigas vegetais com receitas para o leitor produzir em casa. São mais de 60 opções para quem precisa de um café da manhã nutritivo ou um lanche rápido entre as refeições e também para aqueles que só querem relaxar na companhia de uma xícara de chocolate quente com bolinhos. O livro ensina a fazer brownies, bolos e iogurtes sem lactose. Só delícias.



3 - Sem Lactose: Mais opções para quem tem intolerância à lactose, por Editora Melhoramentos


Neste e-book, você vai encontrar receitas saborosas e bem variadas, que são ricas em cálcio, vitamina D, riboflavina e vitamina K e serão muito positivas para o plano alimentar dos intolerantes. O livro faz parte da coleção Viva Melhor, dedicada à vida saudável e equilibrada, em que as necessidades nutricionais individuais são respeitadas para que todos possam ter à mão menus adequados e deliciosos. Todas apresentam foto, contagem nutricional por porção, indicação de tempo de preparo e de dificuldade. 



4 - Não Contém Leite: Receitas para alérgicos à caseína e intolerantes à lactose, por Paula Andrade


Elaborado por uma mãe de criança ex-alérgica à proteína do leite de vaca (APVL) e seus derivados, a obra traz receitas de doces e salgados, nas quais o leite animal é substituído por bebidas vegetais. Tudo para que famílias de alérgicos e intolerantes possam manter a diversidade à mesa. Assim, o pudim de leite, o brigadeiro, o molho bechamel, biscoitos doces e salgados, dentre inúmeras receitas, são apresentados para colaborar com o cotidiano dos que vivenciam tal restrição alimentar.



5 - Viva Bem Sem Lactose, por Alexandre Cavalcanti


Este livro faz parte da coleção “Guia da Boa Saúde” e traz informações importantes sobre a intolerância à lactose, falando sobre os tipos de leite e os mitos em torno da bebida. A edição objetiva ensinar os intolerantes a fazerem as substituições necessárias e garantirem uma vida plena e saudável. São mais de 15 receitas, entre doces e salgados e, principalmente, orientações importantes para dietas rígidas ou restritivas como a sem lactose.