Voltar

Sem Lactose

5 apps para intolerante à lactose

O celular pode ser um aliado do intolerante, sobretudo para aquele que tem intimidade com tecnologia para baixar aplicativos que servem de apoio no dia a dia.

Quem convive com a intolerância à lactose passa por restrições alimentares e os sintomas causados pelo distúrbio digestivo. O mercado de alimentos para pessoas com restrições já oferece opções que facilitam a dieta. Agora a tecnologia está aí para agregar qualidade de vida e praticidade no dia a dia deste grupo. Existe uma série de aplicativos que trazem informações valiosas sobre os alimentos e funcionam como "tradutores de rótulos'' ou ensinam a conviver melhor com as limitações. Para facilitar a rotina, listamos aqui os 5 apps que todo intolerante à lactose precisa conhecer. Confira!


Ilergic

O aplicativo permite que os usuários troquem informações sobre quais produtos têm melhor aceitação e quais não devem ser consumidos conforme as restrições de cada um. A plataforma funciona como uma comunidade voltada aos intolerantes alimentares e é possível encontrar pessoas que compartilham experiências sobre receitas e produtos. O download é gratuito e está disponível para os sistemas iOS e Android. Ao acessar, o usuário realiza o cadastro de um perfil, destacando os reagentes da intolerância ou alergias. Até mesmo quem possui doença celíaca pode se beneficiar do app. Aplicativo em português. 


Wizdy Diner

Este app funciona como um jogo educativo que ensima sobre as alergias e intolerâncias alimentares. Com acesso gratuito para as duas plataformas de download em smartphones, o Wizdy simula um garçom que trabalha em um planeta de aliens famintos e tem como tarefa servir rapidamente todos os clientes de acordo com suas alergias alimentares e reconhecer quando algum deles está tendo alguma reação alérgica. Divertido, não é? Pode ser uma ótima opção para crianças aprenderem de modo lúdico sobre restrições alimentares. 


Food Allergy Translate

Como o próprio nome sugere, a ferramenta possibilita a tradução de termos em inglês, espanhol, francês e alemão. É uma ótima opção para quem está viajando e precisa decifrar os rótulos de um determinado alimento ou composto para ter certeza de que pode ser consumido com segurança. O app está disponível para iOS e Android com uma versão gratuita. Vale a pena investir na versão paga, que custa entre 1,5 e 3 euros, para utilizar toda a base de dados.


¿Qué Puedo Comer? 

É considerado a maior base de dados disponível para intolerâncias diversas, com informações de 100 mil produtos de mais de 11 mil marcas diferentes, todas comercializadas na Espanha. Voltado a pessoas de todas as idades, o app é capaz de escanear o código de barras do alimento. Ele identifica todos os possíveis compostos que fazem parte do produto. Está disponível para todos os sistemas operacionais e é gratuito, contudo, é preciso entender muito bem espanhol.


All I Can Eat

Esse aplicativo é para aqueles momentos em que surgem dúvidas a respeito dos alimentos que podem ou não causar reações a pessoas sensíveis, alérgicas e intolerantes. Ao instalar o app é possível escolher até seis opções de intolerâncias diferentes para avaliar e, assim, acompanhar até o nível de sensibilidade de cada alimento para cada usuário do aplicativo. Ele marca em vermelho os itens que apresentam riscos e em verde os que são seguros para o consumo, podendo, inclusive, que o usuário cadastre seus próprios alimentos e aumente o banco de dados da plataforma. O serviço é gratuito, mas, para se livrar dos anúncios, você pode pagar entre 4 e 4,5 euros. Ah, para usuários do sistema Android, o app se chama "Mi Intolerancia Alimentar".