Voltar

Sem Glúten

Tapioca além do comum

Conheça três receitas de tapioca para variar o cardápio e sair da mesmice na cozinha principalmente quando preparar seu café da manhã ou lanche

A tapioca é um alimento acessível e versátil, com um sabor delicioso e que pode ser combinada com diferentes recheios quando feita na frigideira antiaderente tal e qual uma panqueca. Muito consumida como lanche e café da manhã, não contém glúten, sendo, por isso, uma excelente opção para os celíacos. Vale destacar que também é rica em cálcio e potássio, contribuindo à saúde dos ossos e no controle da pressão arterial. Geralmente, o seu preparo no dia a dia é bastante simples, mas, para quem gosta de inovar com os ingredientes, separamos três receitas à base da goma de mandioca para você testar. Confira! 



  • Dadinho de Tapioca


Ingredientes:

500ml de leite de castanhas

250g de tapioca granulada

1 xícara (chá) de tofu

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) orégano

2 colheres (sopa) de manjericão fresco

1/2 colher (café) de pimenta-do-reino

1/2 colher (café) de sal

Outros temperos a gosto


Modo de Preparo:

Misture a tapioca com os temperos, coloque aos poucos o leite de castanhas. A tapioca vai absorver tudo até ficar uma massa, por isso é necessário colocar o leite lentamente. Depois, use essa massa para misturar com o tofu, bem esmagado. Aproveite para corrigir o sal e os temperos. Coloque tudo em uma forma e aperte. Tape com papel filme e leve à geladeira por 2 horas. Corte a massa em quadradinhos de 2cm. Asse em forno a 180oC ou até dourar. É um aperitivo maravilhoso.



  • Bolo de Tapioca


Ingredientes:

1 xícara (chá) de tapioca granulada

1 xícara e ½ (chá) de leite desnatado (com ou sem lactose)

2 ovos

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 colher (sopa) de coco ralado sem açúcar

Meia colher (sopa) de fermento em pó


Modo de Preparo:

Em um recipiente, coloque a tapioca para hidratar com o leite por cerca de 30min. No liquidificador, bata os ovos com o açúcar, o óleo e o coco ralado. Acrescente a tapioca hidratada e o fermento em pó e bata rapidamente. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno médio alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30min. Se quiser incrementar ainda mais, faça furinhos na massa e coloque leite de coco para transformar a receita em um bolo "embriagado"



  • Pãozinho de Tapioca


Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado

1 xícara (chá) de tapioca granulada

4 colheres (sopa) de óleo

1 ovo

2 colheres (sopa) de polvilho doce

Sal a gosto

Manteiga para untar


Modo de Preparo:

Leve o leite com o óleo e sal em uma panela no fogo médio e mexa até ferver. Em um bowl ou vasilha, despeje a mistura sobre a tapioca granulada, mexendo rapidamente para escaldar. Depois deixe esfriar. Acrescente o ovo, meia xícara do parmesão e o polvilho e misture bem. Modele bolinhas com pequenas porções da massa, envolva no restante do parmesão e disponha em uma assadeira untada com manteiga. Asse em forno médio preaquecido (180ºC) por cerca de 30min ou até dourarem. Sirva em seguida.