Voltar

Sem Glúten

Sabor para os celíacos: espaguete de legumes

Saúde para a mesa de todos e opção de substituição aos celíacos: o macarrão feito de legumes é o prato do momento.

Fato: macarrão é muito bom e 99% das pessoas gostam. Entretanto, para aqueles que precisam cortar carboidratos na mesa ou não podem consumir por restrição ao glúten, existe uma opção leve e também muito saborosa. Você já ouviu falar em espaguete vegetal ou de legumes?

Em vez da massa à base de trigo ou arroz, essa receita usa  legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, entre outros. Cortados bem fininhos, em tiras, de maneira cuidadosa ou com o auxílio de um cortador multifuncional, ideal para esse tipo de preparação, são ótimas alternativas para montar uma refeição principal.

O macarrão feito em casa com vegetais possui baixo índice glicêmico, atuando no combate da glicose alta. Também é fonte de fibras que atuam no melhor funcionamento intestinal, facilitando a digestão e favorecendo o emagrecimento saudável. Além disso, proporciona uma refeição 100% glúten free, logo, perfeita para os celíacos.

Mas, afinal, como preparar?
Inicialmente, o segredo está na forma de cortar os legumes, bem semelhante ao espaguete. Para tanto, você pode adquirir um cortador especial – vendido em lojas de produtos para casa e utilidades domésticas. O produto funciona como um "apontador" e, com o alimento encaixado, já produz espaguete, grosso ou fino, ao girar o legume ali. É um processo manual bem prático. Sem ele é possível usar um cortador de batata frita ou um mandolim, desde que gerem fatias finas a serem cortadas em palitos ainda mais finos e compridos. 

O preparo agora é bem rápido: o legume em forma de macarrão pode ser refogado no azeite de oliva ou ligeiramente mergulhado na água fervendo. Uma dica para manter a cor viva desses legumes é, depois retirar da água quente, colocar na água fria (esse processo é conhecido como branqueamento). Após, pode ser consumido acompanhado de diferentes molhos. Curtiu a ideia? Então, mão na massa, só que de legumes! Separamos uma receita para você testar na sua casa. Confira!


Espaguete de cenoura e abobrinha ao molho sugo


Ingredientes:

1 lata de tomates pelados

2 cenouras grandes

2 abobrinhas italianas grandes

3 dentes de alho

1 cebola média

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1/3 xícara (chá) de queijo parmesão

Sal e pimenta-do-reino (a gosto)


Modo de Preparo:

1. Passe os legumes no apontador ou no ralador (parte mais grossa), fazendo com que fiquem longos e finos no formato de espaguete (rale o legume em pé, para que saia um fio longo).

2. Refogue a cebola e o alho picados no azeite e acrescente primeiro a cenoura, depois a abobrinha com um intervalo de aproximadamente 3 minutos entre eles. Reserve.

3. Coloque o tomate italiano em outra panela ou frigideira quebrando com uma colher de pau para formar um molho de tomate denso e "pedaçudo". 

4. Junte ao macarrão e refogue por mais 3 minutos. Ajuste com sal e pimenta-do-reino e sirva com o parmesão por cima.

5. O rendimento é de duas porções. 

6. Se quiser, você pode variar com molho bolonhesa, de queijo, carbonara, alho e óleo, o que preferir.