Voltar

Sem Glúten

Quatro aplicativos para celíacos

As facilidades dos apps estão aí para ajudar a todos, inclusive os intolerantes ao glúten ou quem tem dieta restritiva.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença celíaca afeta cerca de  1% da população. No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas sejam celíacas, ou seja, tenham intolerância ao glúten. Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem não pode incluir o glúten na dieta - proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte - é encontrar alimentos sem o componente. 


Sabendo disso e entendendo a importância de oferecer opções saudáveis para as pessoas com tal restrição, empresas e entidades desenvolveram aplicativos de celular que facilitam a vida dos pacientes. Confira a nossa seleção de quatro apps para celular:


All I Can Eat - É um aplicativo para pessoas com diversas intolerâncias e alergias: basta o usuário selecionar até seis tipos de restrições, como ao glúten, lactose, ácido salicílico, frutose ou histamina, entre outros. Depois que se escolhe, o app exibe uma lista de alimentos e indica, com cores, a compatibilidade. Se você é celíaco, ele marcará em vermelho o que contém glúten e com verde o que não tem. Além disso, permite que você indique seu nível de tolerância e acrescente alimentos à lista. Você encontra em inglês como All I Can Eat para iOS e em espanhol como Mi Intolerância Alimentar para Android.


Nima - O Nima não é apenas um aplicativo de celular, mas entra na lista porque é uma grande rede para quem é celíaco. O Nima é um sensor que detecta glúten nos alimentos: você coloca uma amostra da comida numa cápsula descartável e o aparelho indica, em até 3 minutos, se apresenta glúten. O resultado dos testes pode ser compartilhado no aplicativo da comunidade Nima. Disponível para Android e iOS, o app informa quais pratos de restaurantes e comidas do mundo todo já foram testados por usuários, quantas vezes cada um foi testado e dá nota de 0 a 5 em relação à segurança. 


Schär On The Go - Traz uma seleção de lugares com cardápio acessível para quem é celíaco, tem doenças glúten-relacionadas ou optou pela alimentação sem glúten, incluindo mercados, restaurantes e até mesmo hotéis. Para usar é super simples: basta colocar o endereço de destino e o aplicativo encontra os estabelecimentos com produtos sem glúten mais próximos, em todo o mundo. A proposta da empresa desenvolvedora é dar aos celíacos a melhor experiência ao viajar para uma cidade ou país que não conhecem, seja a trabalho ou por lazer. O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.


Find me GF - Mais um app que busca restaurantes com opções sem glúten no cardápio ou que são 100% gluten free em todo o planeta. O aplicativo indica os locais  seguros, os que têm alguns pratos sem glúten. Os estabelecimentos são ranqueados com estrelas que os consumidores colocam e tem comentários e avaliações deles. Com o Find Me GF o celíaco descobre onde almoçar ou jantar com segurança e, principalmente, fica tranquilo em viagens, porque é geolocalizado e recomenda conforme a localização do usuário.