Voltar

Sem Glúten

O glúten escondido onde você menos imagina

Atenção, celíacos: o glúten pode fazer parte de muitos produtos - e eles não se restringem aos alimentos.

Quem é intolerante ao glúten precisa estar atento sempre pois, conforme vimos neste post, até mesmo um alimento sem glúten pode causar uma reação alérgica se foi "contaminado" por contato, ou seja, durante o preparo ou a produção. Contudo, os cuidados não param por aí, pois o glúten pode estar presente em lugares menos evidentes que nos alimentos.


É preciso atenção, já que alguns itens do dia a dia apresentam glúten na composição. Existem materiais escolares, brinquedos e até mesmo cosméticos com a substância oculta em sua constituição. A legislação brasileira atual exige a inscrição “contém glúten” e “não contém glúten” apenas em alimentos. Para ajudar você a evitar riscos desnecessários, preparamos uma lista com alguns itens que podem ter glúten na composição.


Materiais escolares e brinquedos

Cola branca, massa de modelar, balão e giz são materiais que podem conter glúten, pois em alguns a composição leva trigo. Portanto, preste atenção para proteger crianças com alto nível de sensibilidade ao glúten. O balão de festinha infantil, em geral, possui glúten. Como é colocado na boca para encher, pode ser perigoso para os pequenos.


Cosméticos e produtos de beleza

Nem os produtos de beleza escapam. O glúten pode ser encontrado em maquiagens, xampus e cremes corporais e/ou faciais. É preciso estar de olho nos rótulos, já que o contato com a pele promove absorção suficiente do glúten, desencadeando contaminação nas pessoas com intolerância extrema.


Lembre-se de anotar sintomas adversos, em especial casos de coceira, queimação na pele ou pequenas bolhas. Usou um cosmético e está apresentando estes sinais? Suspenda o uso, leia detalhadamente o rótulo e procure sempre orientação médica.