Voltar

Sem Glúten

Lanches sem glúten são alternativa prática para manter a saúde

Beneficie-se do potencial nutricional e equilíbrio de nutrientes dos lanches e pratos rápidos gluten free, seja você celíaco/a ou não

Já comentamos aqui que dietas à base de alimentos sem glúten são realidade na vida de muitas pessoas, seja pela busca pelo bem-estar ou de emagrecimento e não apenas por questões de saúde - como a ocorrência de sensibilidades, alergias ou doença celíaca (distúrbio do intestino delgado causado por uma reação ao glúten).

A manutenção de uma dieta sem glúten - no caso dos celíacos - depende da modificação do cardápio de toda a família, com as devidas adaptações e substituições dos alimentos por suas versões gluten free. Já no caso de quem busca saúde ou emagrecimento, a dúvida é a mesma: "Como saciar a fome de quem tem restrição alimentar nos dias mais corridos?" Além de contar com os alimentos prontos, industrializados, tais como biscoitos sem glúten, é importante aprender algumas receitinhas básicas para variar e sempre ter por perto - e nós separamos sugestões para você.


Cinco lanches práticos sem glúten


Canapés de biscoito de arroz - Tradicionalmente, o canapé é um petisco com uma base de pão coberta com preparações (doces ou salgadas). Caso precise excluir o glúten, troque a base pelo biscoito de arroz, uma alternativa livre de glúten, menos calórica e rica em fibras. Para cobrir, você pode fazer diferentes misturas, como de requeijão com atum; de abacate com tomate e queijo minas ou picadinho de tomate, ervas, queijo ralado. Em todos, o azeite de oliva dá um toque especial de sabor e textura.


Sanduíche de forno com queijo cottage e peito de peru - Para este lanche, você precisa de um pão de forma multigrãos sem glúten, peito de peru, queijo cottage, queijo minas, ovos cozidos e tomate. Para fazer, basta untar uma assadeira com azeite de oliva. Distribua metade das fatias do pão, lado a lado. Cubra com o peito de peru, o queijo minas padrão, o tomate em rodelas e tempere (pode usar sal, pimenta, um fio de azeite e manjericão). Depois, cubra com as outras fatias de pão. Bata no liquidificador ovos cozidos com a pasta de cottage e coloque esse creme sobre o sanduíche. Leve ao forno para gratinar e depois é só carregar na marmita! Ah, as quantidades dos ingredientes variam conforme seu gosto pessoal!


Tapioca de queijo minas com geleia e sementes - A tapioca também é uma das opções mais usadas por pessoas celíacas para substituir o pão na alimentação diária. E o modo de preparo é super simples: peneire a goma de tapioca em uma frigideira, cubra metade do círculo com queijo minas, a geleia de sua preferência e complete com castanhas, nozes, amendoim e outras sementes que você tiver em casa. Quando a goma "der liga", dobre ao meio, “escondendo” o recheio, e vire para deixar os dois lados no mesmo ponto.


Mousse saudável de chocolate com castanha do Pará - Quem ama chocolate mas precisa evitar o glúten tem nessa mousse uma saborosa alternativa. Prepare batendo no liquidificador um abacate, 3 colheres de achocolatado em pó diet e um iogurte natural. Depois, distribua em pequenos potinhos, salpicando castanhas do Pará moídas. Simples assim, dez minutos e você tem um lanche doce saudável e gluten free.


Pão de queijo sem glúten vegano - Essa é pra quem gosta de pôr a mão na massa! Cozinhe batatas baroas o suficiente para preparar uma xícara e meia de purê. Deixe amornar e misture com 2 xícaras de polvilho doce, 1/2 xícara de polvilho azedo, 1/3 de xícara de óleo vegetal (soja, girassol, gergelim, o que quiser) e 1/4 de xícara de água morna. Tempere com sal a gosto, amasse bem, molde os pães com a palma das mãos e coloque-os em uma forma para assar em fogo baixo até que fiquem sequinhos e comecem a rachar. A receita rende 50 pães de queijo pequenos e você pode congelar uma parte para comer ao longo da semana e montar seus kits com o lanche e acompanhamentos da sua preferência.


Curtiu as nossas sugestões? Tem alguma receita prática e rápida sem glúten para compartilhar? Deixe na nossa fanpage suas dicas e comentários!