Voltar

Sem Glúten

Cervejas sem glúten

Uma solução para quem sente falta da bebida em seus momentos de lazer são as bebidas que não contêm glúten na composição.

Diante da expansão do mercado de cervejas, basta passar os olhos na prateleira do supermercado para encontrar uma gama de opções, desde a diversidade de estilos até opções sem álcool e, claro, cerveja sem glúten! O consumo dessa proteína não é restrito apenas para os celíacos. Ela também pode ser tóxica para quem tem outras doenças autoimunes, como a psoríase, doença de Crohn, lúpus e artrite reumatóide.


Nesse cenário, muitas cervejarias nacionais e internacionais perceberam a demanda pela bebida voltada para o grupo de intolerantes. Com isso, boa parte dos fabricantes  adicionaram pelo menos uma cerveja sem glúten em seu catálogo. Inclusive, hoje já existem algumas cervejarias no Brasil especializadas em produzir somente versões glúten free.


Mas de onde vem o glúten da cerveja? Em resumo, o glúten é uma proteína comumente encontrada em cereais como trigo, aveia e centeio. Um dos ingredientes base da cerveja é o malte, um grão derivado da cevada, que é um cereal. Felizmente, a indústria de cervejas encontrou novas maneiras de produzir e, com essas inovações, foi possível retirar o glúten sem perder o sabor característico da bebida.


Um dos métodos de fabricação usa técnicas de filtragem com os ingredientes originais da bebida. Basicamente, reduz os níveis de glúten a um grau aceitável para quem é intolerante à proteína. Já o outro utiliza grãos como milhete, sorgo, trigo sarraceno e outros componentes incomuns. Nos dois processos, o cuidado é sempre em manter o mais fiel possível ao sabor, cor e aroma característicos da cerveja.


Cabe ressaltar que doença celíaca e demais restrições alimentares demandam cuidados específicos. A maior parte das versões sem glúten à venda são cervejas comuns que passam por um processo biotecnológico para reduzir o glúten em sua composição. Por isso, consulte seu médico antes de ingerir qualquer cerveja (mesmo que o rótulo diga glúten free) para garantir que possa consumir em segurança. E beba com moderação!


BEBA COM MODERAÇÃO

ART. 81.11 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: "É PROIBIDA A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES DE 18 ANOS"