Voltar

Sem Glúten

A delícia de acordar e ter o café da manhã pronto

Um processo de preparação noturno simples pode tornar a sua manhã mais saudável e saboroso, fazendo na véspera "overnight oat", prato norte-americano gluten free.

Variar o cardápio do café da manhã pode ser um tanto desafiador para quem está buscando uma dieta nutritiva e saudável. Mas existem alternativas super práticas para colocar saúde na mesa sem repetir o cardápio todos os dias. Uma delas é o overnight oat, prato de origem norte-americana que, além de ser gostoso e nutritivo, é fácil de fazer e serve como base para as mais variadas receitas sem glúten.


Traduzindo para o bom português, overnight oat ignifica “aveia amanhecida”. O preparo é simples: consiste em deixar a aveia descansando imersa no leite em um pote de vidro durante toda a noite, o que faz com que fique cremosa e consistente no dia seguinte. É uma receita saudável, pois a aveia é gluten free e, como já comentamos aqui, é rica em fibras que auxiliam no trânsito intestinal e na diminuição do colesterol.


É possível fazer variações, colocando junto da aveia ingredientes secos e pastosos, intercalando-os em camadas no mesmo pote. Esta é, por sinal, a graça dos overnight oats. Quer saber como preparar o seu? Nós separamos três receitas que vão dar um novo toque ao seu café da manhã



Base de aveia e leite

Misture aveia e leite na mesma proporção ou até obter uma papa mole. Reserve para fazer qualquer uma das opções de preparos abaixo. Se quiser, use leite vegetal caso seja intolerante à lactose. Só não esqueça de fazer tudo em um pote de vidro limpo, de preferência com tampa. A receita só dá certo se descansar 12h na geladeira pois em temperatura ambiente a aveia não vai "engrossar".



Overnight oat de maçã com canela

Essa receita é um clássico! Ela leva aquele preparo de aveia que explicamos acima no post, intercalando com camadas de maçã salpicada com canela, iogurte grego light, granola sem glúten e chia. É simples e tem um sabor delicioso.



Overnight oat de morango e nozes

Para essa receita basta acrescentar chia, pedaços de morango, raspas de laranja e nozes ou outra semente oleaginosa (castanhas, amêndoas, et, monte em camadas intercaladas da aveia e deixe descansar por 12 horas.



Overnight oat de banana com maçã

Após misturar a aveia com o leite, intercale com pedaços de banana e de morango picados. Em cima, adicione iogurte do sabor da sua preferência, já misturado com a chia. 



Com essas dicas, varie como preferir, inserindo outras frutas, castanhas e grãos, ou substituindo os tipos de leite, conforme sua necessidade e gosto. Os overnight oats são uma ótima pedida de lanche para comer durante o dia, funcionando como um "doce" saudável para a sua rotina, contanto que você o mantenha sempre refrigerado.