Voltar

Orgânicos

Ovos caipiras são orgânicos?

Entender o que define o perfil orgânico de um alimento é importante para responder esta e outras perguntas. No caso dos ovos, a resposta está na alimentação das galinhas.

Apesar da rotulagem, às vezes pode ser difícil saber qual é a diferença entre os tipos de ovos à venda no supermercado. Como apresentam classificações e cores diferentes, é fácil o consumidor se confundir na hora da compra. Por isso, a primeira coisa importante a saber é que a cor da casca não está relacionada às qualificações nutricionais ou tipagem de ovos. Ela apenas tem relação com a coloração da plumagem das galinhas. Mas e quanto aos tipos de ovos, quais as diferenças?



O que torna os ovos orgânicos diferentes dos caipiras?

Primeiro, precisamos deixar claro: nem todo ovo caipira é orgânico, mas todo ovo orgânico é, necessariamente, caipira. Para serem classificados como caipiras, os ovos devem vir de galinhas que vivem em ambientes sem gaiolas e têm acesso ao ar livre, mesmo que sua área externa seja apenas um pequeno curral ou um quintal fechado. Contudo, essas aves criadas soltas podem ser alimentadas de ração não-orgânica e, às vezes, receber antibióticos ou outros medicamentos, e é aí que está a diferença entre os ovos caipiras e os orgânicos.


Para serem qualificados como orgânicos, os ovos devem vir de galinhas soltas alimentadas exclusivamente com ração orgânica. Ou seja, a ração é livre de químicos de qualquer tipo. Nenhum alimento geneticamente modificado pode ser usado. Além disso, os ovos orgânicos devem vir de galinhas que recebem antibióticos apenas no caso de uma infecção. As aves conhecidas como "comerciais'', por outro lado, recebem antibióticos de forma rotineira. Nenhum hormônio ou outras drogas podem ser usados na produção de ovos orgânicos.


Independentemente de quem nasceu primeiro - a galinha ou o ovo - você pode apostar que o primeiro a nascer foi orgânico, criado ao ar livre e sem medicamentos ou químicos. E, à medida que mais pessoas descobrem os benefícios ambientais e de saúde dos alimentos orgânicos, mais saúde e qualidade de vida estarão disponíveis nas mesas brasileiras.



Benefícios dos ovos

O ovo é um "super" alimento. Quando consumido, fornece substâncias que diminuem a chance de incidência de doença cardiovascular, combatem a degeneração macular nos olhos, previnem a catarata e a retinose pigmentar, entre tantos outros benefícios. Além disso, o ovo é rico em proteínas e vitaminas, garante bastante saciedade (por isso usado é em dietas de emagrecimento), ajuda na formação dos músculos e ainda favorece o funcionamento cerebral, entre outros fatores que fazem com que ele seja sempre bem-vindo no cardápio.