Voltar

Orgânicos

Economia na compra dos orgânicos

Uma conta que sempre fecha: os orgânicos sempre valem o investimento pois nutrem ainda mais o corpo e protegem o meio ambiente. Ainda assim, separamos algumas dicas para você economizar nas suas compras de orgânicos.

Conforme a procura por alimentos orgânicos aumenta, o segmento deve se expandir e se tornar mais acessível para toda a população. Para ajudar você a incluir mais orgânicos no carrinho do supermercado, separamos algumas dicas que vão fazer a diferença para você comer bem gastando pouco.



  • Priorize alimentos sazonais – compre alimentos da época, que normalmente tem um preço mais em conta. E tem mais: como já comentamos aqui sobre hortifrútis de época, que costumam ser muito mais nutritivos e saborosos. 



  • Pesquise com quem entende do assunto – a internet está recheada de boas fontes de informação sobre alimentação orgânica. Fique de olho nos encartes e nas redes sociais dos supermercados para saber quais hortifrúti  entram em promoção naquela semana. 



  • Faça planejamento das compras – prefira fazer compras nos dias específicos das feiras de hortifrúti e se organize para isso. Nunca saia de casa sem ter a mínima ideia do que vai consumir, uma lista com tudo e com a quantidade do que precisa para aquela semana, por exemplo, o que ajuda a otimizar o tempo e os gastos. 



  • Não desperdice – não vai comprar o alimento para jogar fora, certo? Além de um bom planejamento, para evitar o desperdício e economizar na compra é necessário ter um cuidado na conservação dos alimentos. Em casa, armazene os produtos no local correto, o que fará com que eles durem um tempo mais prolongado até o consumo. 



  • Aproveite todo o alimento – ao invés de descartar, consuma todas as partes comestíveis, como as cascas e talos, por exemplo. Embora não seja o mais habitual, é possível encontrar muitas receitas que utilizam o que costuma ser descartado, melhorando o custo-benefício do orgânico.



Dica extra: se atente à certificação do produto – essa informação ajuda você a fazer a compra e o investimento certos. Ao comprar produtos orgânicos, verifique que eles têm o Selo Orgânico (saiba mais sobre ele aqui), colocado apenas nos alimentos que seguem os requisitos para serem considerados orgânicos, evitando possíveis fraudes.


FONTES: Dicas de Mulher e Sophie Deram