
Como incrementar receitas com temperos plantados em casa
Transformar pratos do dia a dia com temperos cultivados em casa e 100% orgânicos é uma das tendências do pós-pandemiaFicar mais tempo em casa, por conta da pandemia da Covid-19, tem feito as pessoas redescobrirem o prazer de estar na cozinha com quem amam, além de inovar nas receitas. O gosto por preparar o próprio alimento e experienciar o passo a passo da criação de novos sabores com certeza cresceu. E o mais interessante, não apenas aumentou a vontade de inovar no forno e no fogão, mas também de plantar alguns alimentos e conhecer ao máximo a origem daquilo que está nutrindo o corpo.
Hortas caseiras em geral iniciam-se com o que há de mais simples de manejar: temperos. E sem eles que graça existe em cozinhar? Outra vantagem é que, mesmo que de forma inconsciente por quem planta, trata-se também de uma prática sustentável para o controle biológico de pragas e/ou uso de compostagem doméstica, ou seja, adubo feito a partir do lixo orgânico. Livres de substâncias químicas, os temperos cultivados em casa podem ser considerados orgânicos.
Para facilitar a sua escolha na hora de montar sua mini horta, selecionamos cinco temperos super simples de tratar, com características de plantio e manutenção semelhantes, mas com diferentes possibilidades de uso:
- MANJERICÃO - Super saboroso e aromático, o manjericão combina com molhos de tomate, pizza, macarrão na manteiga, berinjela assada ou em antepasto com pimentão.
- ORÉGANO - Outro que vai super bem em pizzas, mas igualmente combina com omeletes, carne de porco, tempero para aves, no arroz e na salada de tomate ou folhas.
- COENTRO - Amado por uns, odiado por outros, as folhas de coentro são usadas em saladas, sopas e refogados. Na carne de panela, se desmancha e perfuma o prato.
- ALECRIM - Aromatiza e acentua sabores, em pratos como batatas assadas, carnes vermelhas ou brancas grelhadas. Fica incrível na bisteca suína na frigideira.
- HORTELÃ - Além de chá, o hortelã é um excelente tempero para pratos como kibe cru ou assado, e nas saladas refrescantes, com folhas verdes, tomates e cebolas cruas.
Veja como você deve plantar e cuidar estes cinco temperos.

Agricultura regenerativa, a prima dos orgânicos
Entenda como a agricultura regenerativa busca recuperar solos degradados e devolver a eles o poder de nutrir e gerar alimentos de alta qualidade.

A melhora do planeta passa por sua mesa
Entenda como a agricultura sustentável e os alimentos orgânicos ajudam a cumprir as metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

Já ouviu falar em kombucha?
Saiba porque essa bebida milenar está conquistando adeptos pelo Brasil e o que ela tem a ver com um estilo de vida saudável.