Voltar

Orgânicos

Chimarrão e cafézinho orgânicos

Porque você deveria inserir bebidas orgânicas com cafeína na sua rotina? Informe-se para realizar as melhores escolhas possíveis para você e para o planeta.

Produtos de origem orgânica estão, cada vez mais, ganhando as prateleiras dos supermercados e, claro, a mesa daqueles que procuram por alimentos mais saudáveis. Dessa vez, vamos falar especificamente das vantagens do café e da erva-mate orgânicos.  Consideradas as bebidas queridinhas dos gaúchos, tanto a erva-mate como o café contêm propriedades antioxidantes, que atuam na prevenção do envelhecimento e favorecem processos vitais do corpo. Além de terem cafeína, substância que estimula o corpo e a mente provocando aquela sensação de bem-estar e energia. A lista de vantagens fica ainda maior quando se opta pela versão orgânica desses produtos. 


  • Café orgânico - Seguindo regras específicas de cultivo, o café orgânico diz respeito à forma como foi plantado, colhido e lidado ao longo da cadeia produtiva. É um grão produzido sem a utilização dos fertilizantes químicos, tais como agrotóxicos, fungicidas, herbicidas, inseticidas e outros tantos produtos usados no processo de produção do café tradicional e que fazem mal à saúde. No lugar dos fertilizantes químicos, se adotam alternativas como adubos "verdes", ou seja, de tecnologia ambientalmente correta, porém sem aditivos químicos, evitando que o grão fique suscetível às doenças e pragas. Mas a maior vantagem do café orgânico é que ele possui um alto grau de cafeína, tornando poucas doses da bebida suficientes para dar aquela animada. O consumo não deve ser abusivo, por mais que se tenha vontade! Sem esquecer que além de auxiliar a saúde, garante benefícios ambientais significativos. Trabalhadores de lavouras orgânicas mantêm a qualidade de vida justamente por não estarem expostos a produtos nocivos. 


  • Erva-mate orgânica - Não há dúvidas que a erva-mate de origem orgânica é melhor para quem a consome, para quem a produz e também para o solo e ambientes de plantio. O chimarrão, muito além de toda a tradição, traz consigo diversos benefícios ao organismo, como, por exemplo, ser um excelente digestivo e diurético, combatendo a retenção de líquidos. Que tal unir o útil ao agradável? O fato da erva-mate orgânica ser produzida em ervais isolados e sem a presença de pesticidas e fertilizantes químicos é, sem dúvida, a principal vantagem na hora de escolher o produto para preparar o chimarrão. Agrotóxicos podem acabar alterando a natureza e até mesmo o sabor da planta, além de serem prejudiciais à saúde.


As empresas responsáveis por cafezais e ervais orgânicos devem solicitar certificações específicas na área. Através destas, é comprovada a origem e o produto pode ser vendido com esta chancela. É importante buscar por selos indicativos na embalagem para garantir que você está comprando um alimento orgânico  de verdade.