Voltar

Orgânicos

Brasileiros estão consumindo mais orgânicos

Estudo indica aumento na procura. Região Sul é uma das que mais investe nesse tipo de alimento.

A cada ano que passa os brasileiros estão consumindo mais e mais orgânicos. Segundo estudo realizado pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) 19% dos entrevistados disseram ter consumido algum produto orgânico nos últimos 30 dias - em 2017 eram 15%. Mais do que isso: 35% deles disse ter comprado itens orgânicos nos últimos seis meses e 67% pretende aumentar esse indicador. A região Sul continua sendo destaque, com o maior percentual de consumo do País: 23%.


Os hortifrutis são os principais produtos orgânicos consumidos: 35% frutas, 24% de verduras, 21% alface, 16% legumes, 15% tomate e 8% de hortaliças. Os supermercados estão entre os locais preferidos para aquisição desses itens, cuja compra é motivada principalmente pelo interesse crescente da população em buscar uma alimentação mais equilibrada.


O preço mais alto continua sendo um dos empecilhos para que o produto orgânico ganhe ainda mais espaço na mesa do consumidor. Mas, quando se entende que o processo de produção é diferenciado e, por isso, mais dispendioso para quem produz, a diferença torna-se justificável. Ainda segundo o estudo da Organis, 48% dos que já consomem alimentos orgânicos e naturais entendem que a diferença é justificada.


Mais do que alimentos, os consumidores têm buscado consumir e ter mais informações sobre produtos naturais e/ou orgânicos de um modo geral - prova disso é que você está aqui no nosso blog. Segundo o Organis, 35% dos consumidores sabem que há produtos orgânicos para limpeza, cosméticos e vestuário. Nestas categorias de produtos, além de menor impacto socioambiental na produção e uso, pode haver outros benefícios para quem usa - no caso dos cosméticos naturais ou orgânicos, estes são mais ricos em nutrientes como vitaminas, minerais e metabólitos secundários.


E você, já consome produtos orgânicos?