Voltar

Orgânicos

A melhora do planeta passa por sua mesa

Entenda como a agricultura sustentável e os alimentos orgânicos ajudam a cumprir as metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

Os países membros da Organização pelas Nações Unidas (ONU) têm suas agendas e políticas públicas pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 metas que abrangem áreas como saúde, educação, saneamento, consumo, mudança global do clima, igualdade de gênero, agricultura sustentável, entre outras. A segunda delas tem tudo a ver com o consumo de orgânicos: "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável."


O caminho para alcançar essa meta, em especial, é longo e enfrenta obstáculos, como o baixo cultivo global de alimentos adotando práticas sustentáveis e agroecológicas e o reduzido investimento financeiro e científico no segmento, entre outros. É por isso que o  compartilhamento de informações e um envolvimento maior da sociedade podem ajudar a aumentar o consumo de produtos agrícolas orgânicos e, com isso, apoiar também os agricultores, estimulando-os a ampliar suas plantações e cooperativas.


A adesão a uma alimentação saudável, sobretudo optando pelo consumo de produtos orgânicos é uma atitude importante que pode ser adotada como um primeiro passo neste caminho. Trata-se de um comportamento alimentar mais "consciente'', que provoca mudanças no meio ambiente e, consequentemente, na sociedade.


A agricultura orgânica poderá ajudar o mundo a chegar lá. E o consumidor é essencial nesse processo, seja  inserindo produtos orgânicos no seu cardápio e melhorando a qualidade alimentar, seja adquirindo alimentos provenientes dos pequenos agricultores e impulsionando esse formato econômico. Outra vantagem que os alimentos orgânicos têm são os melhores índices nutricionais e a maior segurança alimentar, devido à ausência de agrotóxicos. Tal fato também torna a agricultura orgânica vantajosa para o planeta, pois reduz poluentes tanto para o solo como para a água.


Os apelos da ONU são de grande importância para a qualidade de vida de toda a população, nos mais variados aspectos. É inegável a presença e a relevância dos alimentos orgânicos neste contexto. Conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um caminho para entender como, apoiados nos alimentos orgânicos, podemos melhorar nossas vidas e a de toda sociedade.



Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


1 - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.


2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.


3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


4 - Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.


7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.


8 - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.


9 - Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.


10 - Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.


11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.


13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.


14 - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


17 - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.