Voltar

Orgânicos

Lanches orgânicos para uma rotina leve

Ter consigo sempre um lanchinho com ingredientes orgânicos é uma forma de se alimentar bem fora de casa sem precisar consumir produtos ultraprocessados ou lanches nada saudáveis.

Se alimentar de forma saudável diariamente pode ser um desafio para muita gente. A vida parece cada vez mais agitada e o tempo, acelerado. Se você é adepto da alimentação orgânica, pode ser ainda mais complicado, pois o consumo de produtos livres de agrotóxicos e que respeitam práticas ambientais ainda não é uma unanimidade nas lancherias e restaurantes. Para driblar essa realidade, o melhor caminho é sempre o da organização!


Tenha em mente que, para que tudo saia conforme o esperado, você precisa conhecer e respeitar sua rotina. Assim, fica mais fácil encaixar os preparos dos lanches neste cronograma. Por exemplo: que horas você acorda; quais são seus momentos de pausa; quando você sente mais fome no trabalho; quantos dias você passa bastante tempo fora de casa, dentre outras questões da sua realidade. 


Só então, conforme sua demanda, aproveite os fins de semana para preparar seus lanches em maior quantidade e variedade. Para que tudo fique fresquinho e bem conservado, mantenha-os bem embalados ou até mesmo congelados. Assim, quando for sair de casa, é só colocá-los na bolsa ou na lancheira. 


Feita a organização, agora vamos aos lanches! 


Como sabemos, o alimento orgânico costuma ser mais saboroso do que aquele produzido por métodos convencionais. A procura é o que estimula a oferta – ou seja, quanto maior o número de pessoas que procuram produtos orgânicos, maior será a disposição de produzi-los, o que, com o tempo, resulta em preço menor. 


Além das frutas frescas tradicionais, você pode optar pela versão desidratada (ou seca). Tão saudáveis quanto, não perdem seu valor nutricional, embora sejam naturalmente mais doces, pois, com a retirada de água, o açúcar da fruta fica concentrado. Outra opção é o mix de oleaginosas, pois são práticos para carregar e possuem muitos micronutrientes. Misturar duas a três nozes e/ou castanhas em saquinhos pequenos e pronto: um lanche gostoso estará pronto. Também é possível fazer sanduíches com geleias de frutas e queijos, produtos fáceis de encontrar em sua versão orgânica. Bolinhos em porções individuais, barrinhas de cereais, cookies, mini quiches, palitos assados são algumas opções criativas e simples de cozinhar.


E que tal um suco verde em uma garrafinha térmica? É muito recomendado para os lanches da manhã, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo, diminui a retenção de líquidos e pode ser muito refrescante. Outra bebida que pode ser preparada apenas com orgânicos é a vitamina de frutas: basta misturar no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha com um copo pequeno de leite vegetal orgânico. Se você tem uma geladeira no seu ambiente de trabalho, este é um lanche bem viável de preparar.


Gostou das sugestões? Agora que não faltam ideias, lembre-se de ter sempre por perto um lanchinho saudável e com produtos orgânicos.