
Você está higienizando seus alimentos da maneira correta?
Garantir a saúde que os alimentos naturais oferecem depende, também, dos cuidados que são tomados antes do consumoMesmo quem não costuma consumir frutas, verduras e legumes sabe o quanto eles são importantes para a saúde, pois fornecem os nutrientes que fazem com que o organismo funcione melhor. Porém, garantir a saúde que os alimentos naturais oferecem depende, também, dos cuidados que são tomados antes do consumo. Você costuma lavar os alimentos antes de armazená-los? E antes de consumi-los? Como você faz essa higienização? Neste texto, vamos conversar sobre a importância da higienização correta dos alimentos e sobre como fazê-la da maneira mais correta e saudável.
A higienização dos alimentos é essencial, pois muitas vezes eles podem “esconder” micro-organismos que são acumulados desde o cultivo até a mesa da sua casa, durante o transporte, armazenamento, manuseio e venda. E estes micro-organismos (incluindo bactérias, parasitas e vírus) podem causar intoxicação alimentar e inflamações, entre outros problemas.
Apesar de as principais vítimas dessas bactérias serem crianças com menos de 5 anos, idosos e gestantes, elas podem atingir a qualquer pessoa. Entre os sintomas mais comuns estão falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, mas também há a possibilidade de desenvolver doenças graves, como hepatite A e botulismo (que atinge as terminações nervosas periféricas).
Como fazer a higienização dos alimentos
Para evitar todos estes transtornos, recomenda-se a higienização completa dos alimentos, que pode ser feita seguindo uma das 3 dicas que daremos na sequência. Porém, você também precisa ficar atento à higienização e limpeza do ambiente onde os alimentos serão manuseados e armazenados e ao asseio da pessoa que os manuseia.
Higienização com vinagre
A solução a base de vinagre é a mais popular e muito simples de preparar: basta misturar água e vinagre na proporção de duas colheres (sopa) de vinagre para 1 litro de água. Para usar, deixe verduras e frutas de molho na mistura por cerca de meia hora. Vale lembrar que o vinagre não mata larvas, ele apenas faz elas se soltarem com mais facilidade.
Higienização com limão
O limão também é um importante ajudante na higienização dos alimentos. Prepare a solução misturando o suco de 1 limão com 1 litro de água. A água com limão também é usada por imersão: alimentos mais delicados, como as folhosas, ficam de molho por 5 minutos, enquanto os mais resistentes, como batatas, podem ficar imersos entre 10 e 15 minutos.
Higienização com água sanitária
Outra solução simples de preparar: misture uma colherzinha de hipoclorito de sódio ou solução clorada (a famosa água sanitária) em 1 litro de água. Você deixa os alimentos de molho na solução por 15 minutos e com isso elimina bactérias e impurezas.
Também existem produtos prontos para higienização dos hortifrutigranjeiros, disponíveis nas lojas. Basta seguir as instruções de utilização. Independente da solução escolhida, depois do tempo de molho lembre-se de escorrer os alimentos, lavá-los em água corrente e secá-los antes levar para a geladeira. Em tempos de coronavírus e outras doenças, vale a pena redobrarmos a atenção.

Geladeira organizada reduz de desperdícios

Como consumir cascas no dia a dia
