Voltar

Consumo consciente

Quatro dicas de economia nas compras de produtos de limpeza

Escolher com atenção os produtos de limpeza e ter certos cuidados na hora do uso vão ajudar você a gastar menos e comprar melhor.

Você chega no supermercado e, quando encara o corredor dos produtos de limpeza, tem aquele calafrio, pois imagina que vai gastar a maior parte do orçamento ali. Porém, você pode mudar essa visão: ao investir corretamente seu dinheiro e escolher racionalmente os produtos que vão no carrinho, vai conseguir inclusive economizar e deixar a casa cheirosa. 


Confira nossas quatro dicas de como poupar na hora de escolher e usar os produtos de limpeza. No fim, quem sai ganhando é você!


1. Opte por produtos concentrados

Quando chegar na gôndola e for escolher qual amaciante, desinfetante, detergente e sabão líquido vai levar pra casa, lembre de comparar o preço entre os produtos tradicionais e os concentrados. Os itens concentrados tendem a render mais, especialmente se você diluir corretamente. Isso é bem simples: basta seguir as instruções da embalagem. E fique de olho, dissolver na proporção correta também evita que você manche roupas ou estrague o piso e móveis. Os concentrados, por uma questão de logística, ocupam menos espaço para serem transportados e, só por isso, tendem a ser mais em conta.


2. Sabão em pó é feito para lavar roupas

Se você usa sabão em pó para lavar a calçada, ao invés de limpadores gerais apropriados, saiba que está desperdiçando produto - e dinheiro, claro! A composição do sabão em pó é específica para o processo de lavar roupas e tecidos. Se usado na limpeza da casa, não será efetivo e vai produzir muita espuma, exigindo mais água para o enxágue. Com isso, você desperdiça água, fica mais tempo na faxina e gasta dinheiro à toa. 


3. Produtos com refil são uma boa ideia

Quando você escolhe por um produto que pode ser preenchido com refil, além de economizar, você reduz o volume de lixo que descarta e ajuda o meio ambiente. Embalagens rígidas ocupam mais espaço no transporte terrestre (caminhão), que responde por cerca de 25% das emissões globais de gases de efeito estufa. Além disso, os refis costumam ter um custo menor para o fabricante. E vamos combinar: não é cansativo repor uma embalagem com o refil.


4. Escolha bem os panos de limpeza

Diferentes tipos de tecido e materiais têm diversos desempenhos quando molhados ou colocados em contato com produtos de limpeza. Há aqueles que, ao invés de absorver a sujeira, a espalham mais, tornando a faxina demorada e desperdiçando seus produtos de higienização. Panos de algodão de boa qualidade, mesmo que custem um pouco mais caro, limpam com eficiência pisos, por exemplo. 


Ao prestar atenção não apenas no preço, mas na funcionalidade e na forma de uso dos produtos de limpeza, você economiza e, de quebra, ajuda o meio ambiente. Fique de olho, leia sempre os rótulos e, claro, aproveite as ofertas semanais do Supper Rissul.