Voltar

Consumo consciente

Na boa cozinha, nada se perde

Reaproveite aos máximo os alimentos, tenha ainda mais saúde no prato e faça sua parte como cidadão na luta contra o desperdício de alimentos

Você sabia que aquelas partes que normalmente são descartadas na hora do preparo dos alimentos, como folhas, talos, cascas e sementes, são super ricas em nutrientes? Na verdade, muitas vezes o valor nutricional (vitaminas, sais minerais e proteínas) desses descartes de legumes, verduras e frutas  é maior e mais concentrado do que costuma entrar nas receitas.


Sabendo disso, preparamos 5 dicas de reaproveitamento para ajudar você a desperdiçar menos - alimentos e dinheiro - e nutrir-se mais. Confira e veja quais práticas você pode inserir na sua rotina!


Cascas de frutas cítricas podem aromatizar um azeite

Sabe aquelas cascas da laranja ou do limão (e de qualquer fruta cítrica) que vão direto pro lixo? Triture-as em um pilão com um pouco de azeite de oliva. Quando estiver bem macerado, coloque mais azeite e deixe descansar por seis horas. Passado esse tempo, guarde esse azeite aromatizado em uma garrafa apropriado para servir com a sua salada favorita. As cascas também podem ser secas ao sol e servir para atear fogo na sua lareira ou fogão a lenha.


Cascas de batata sequinhas e assadas como petisco

As cascas de batatas também podem ser saboreadas fritas! Misture as cascas com suco de limão e azeite. Depois, espalhe-as em camadas dentro de uma assadeira forrada de papel manteiga e asse por cerca de 10 minutos em forno a 200°C. Lembre de mexer de vezpouco em pouco e retire quando estiverem bem douradas. Antes de servir, tempere com sal e o tempero que for da sua preferência.


Talos de ervas podem substituir as folhas nos pratos

Foi pegar um ramo da sua erva favorita na geladeira e viu que as folhas estão murchas e feias? Use os talos! Sim, você pode pegar a parte verde do talo, picar bem e usar para incrementar receitas, como sopas e refogados. Mesmo quando o tempero estiver com a folha bonita, corte o talo e congele para usar depois. Outro truque: talos combinam com bolinho de arroz e a criançada nem percebe.


Casca de frutas podem virar suco!

Por mais estranho que pareça, a casca do abacaxi pode ser um saboroso suco ou um chá refrescante. Para o suco, é só batê-las no liquidificador com água e coar bem antes de servir. Para dar um sabor extra, vale adicionar alguma erva em chá, como o capim-cidreira, que combina dá ainda mais sabor ao abacaxi. Para o chá, cozinhe as cascas em uma panela cheia de água filtrada, espere ferver e beba quente ou gelado. 


Aproveite até a semente das abóboras! 

Algumas sementes, como de abóbora, podem ser torradas e saboreadas no lanche, usadas como grãos na salada ou adicionadas a receitas, como tortas salgadas. Mas, se você não fica confortável com esse reaproveitamento, pode usá-las para fazer farinha: basta triturar no liquidificador e misturar com linhaça, por exemplo, para ter em casa uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. E nada de descascar a abóbora: coma ela com casca e tudo!


Gostou das dicas? Lembre sempre que reaproveitar é mais do que uma preocupação com a sua saúde e nutrição: é um ato cidadão para fazer a sua parte pela redução do desperdício de alimentos.