Voltar

Consumo consciente

Como consumir cascas no dia a dia

Receitas de aproveitamento de resíduos de vegetais e frutas simples para você cozinhar com consciência e sabor à mesa.

Jogar as cascas das frutas, legumes e vegetais no lixo é um desperdício de nutrientes  e de alimentos. Costumamos achar esse comportamento normal pois é a forma como aprendemos a cozinhar, mas não precisa ser assim a vida inteira. Tais resíduos são ótimas fontes de nutrientes, como já explicamos anteriormente neste post.


Como preparar as cascas - Todas as cascas podem ser aproveitadas, exceto as que estejam mofadas ou apodrecidas. É importante começar lavando muito bem as que serão aproveitadas, de preferência antes de cortar a fruta ou o legume. Algumas precisam inclusive ser escovadas, como a moranga e o abacaxi.


Caldo de legumes - Reúna cantos e pontas, que também costumam ser jogados fora e, quando acumular uma pequena variedade, faça um caldo. Se você separar, por exemplo, cantos de cebola e de vagem e cascas e talos de legumes, como cenoura e batata, e verduras murchas ou machucadas, como espinafre e repolho, basta cozinhar, coar e depois guardar na geladeira ou no freezer. Serve como base para sopas e molhos. Fica excelente também para hidratar o cuscuz ou fazer polenta. É possível congelar por até 30 dias.


Recheio versátil de legumes - Outra opção para se fazer com os talos (beterraba, cenoura, aipo), cascas (de batata, berinjela, abobrinha italiana, tomate, batata doce) e folhas escuras (espinafre, repolho roxo, couve) é cozinhar até que vire uma papa, esmagar e utilizar como base para recheios tortas, pastéis de forno e empanadas. Vale fazer bolinhos assados, almôndegas, quibes ou cozinhar junto com o arroz.


Salgadinho de banana - A casca de banana é super versátil. Ela pode ser preparada como um aperitivo salgado. Basta cortar em pedaços, fritar a seco na frigideira elétrica  e adicionar um pouco de sal. Mas o principal uso é nas receitas de doces, como explicamos neste post sobre como fazer em casa a famosa biomassa de banana verde.


Suco de casca de abacaxi e capim cidreira - Outra ótima opção para se utilizar as cascas de frutas é em sucos e vitaminas. Uma ótima combinação é o suco de casca de abacaxi com capim cidreira. Basta misturar bem os ingredientes no liquidificador, coar e adoçar a gosto. É uma receita nutritiva, gostosa e refrescante. A casca do abacaxi também rende um maravilhoso chá para se beber gelado no verão.


Snack de sementes sortidas - As sementes de abóbora, moranga e girassol são ótimas para serem consumidas como tira-gosto: basta torrá-las no forno com um pouco de azeite, sal e temperos a gosto e servir. A semente do melão - espanhol ou gaúcho - também funciona assada e salgada.


Se mesmo após conhecer todas as vantagens de se aproveitar estes resíduos de alimentos você ainda prefere não os consumir, temos mais uma dica: a compostagem doméstica. Todo resíduo orgânico que geramos pode se transformar em adubo de qualidade, tal como falamos no post sobre como ter uma mini horta em casa.