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Consumo consciente

Com o sabor do calor

Saboreie as frutas da estação mais quente do ano, em sua maioria, suculentas e extremamente saborosas, além dos legumes e hortaliças abundantes neste período do ano.

Nós já falamos aqui sobre a importância de consumir os alimentos sazonais, ou seja, aqueles que estão em período de safra e, por isso, além de mais disponíveis  e com preços competitivos, têm uma maior qualidade em relação aos nutrientes, fora um sabor mais acentuado. 


Em dezembro, janeiro e fevereiro você vai encontrar com maior facilidade:

  • acerola
  • melancia 
  • abacaxi 
  • ameixa 
  • pêssego
  • maçã 
  • kiwi
  • uva (qualquer tipo)
  • manga  (qualquer tipo)
  • amora, cereja e blueberries
  • melão (qualquer tipo)
  • maracujá doce e azedo
  • limão (qualquer tipo)



Você também pode escolher entre as hortaliças, legumes e tubérculos sazonais, como:

  • agrião
  • coentro
  • brócolis
  • batata
  • cenoura
  • rúcula
  • rabanete
  • tomate (qualquer tipo)
  • pimentão (qualquer tipo)
  • vagem (qualquer tipo)


Apesar dessa alta disponibilidade, evite o desperdício pois, principalmente as frutas amadurecem mais rápido nessa época do ano. Para isso, congele porções maduras demais para fazer smoothies, sorvete e batidas, que são uma excelente opção de lanche naqueles dias mais quentes.


Outra forma de aproveitar bem os alimentos sazonais é consumi-las como suco, o que permite a criação de receitas, versões que misturam frutas variadas, tal como cenoura e acerola, abacaxi e maçã, entre outras. 


Dica: bater frutas com água de coco é uma delícia. Já experimentou fazer isso?



Fonte: Nutricionista Karini Merolillo