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Bem-estar

Um chá para acalmar a alma

Conheça alguns chás que equilibram o sono, acalmam os ânimos no momentos de ansiedade e tranquilizam até mesmo as pessoas mais agitadas.

Seja pelo sabor, aroma ou efeito, o chá é uma bebida tradicional e que atende a todos os gostos e necessidades. Entre as diversas variedades, há ervas e raízes conhecidas por suas funções medicinais que podem ser ótimos aliadas nos momentos de estresse, ansiedade e insônia. Chás com propriedades calmantes atuam no sistema nervoso e proporcionam sensação de bem-estar, calma e tranquilidade, ajudam a dormir e alguns ainda geram a saciedade, ajudando quem tem compulsão por comida. A seguir, listamos chás relaxantes e seus benefícios, para você conhecê-los e saber qual é o melhor para suas necessidades.


Camomila: É o mais conhecido de todos, já que possui excelente efeito calmante e relaxante, diminui a hiperatividade, reduz a ansiedade, ajuda na má digestão, alivia enjoo, cólicas menstruais e possui efeito anti-inflamatório. Pode ser utilizado para fazer gargarejos quando houver inflamação na garganta. Também facilita a cicatrização de gengivites e estomatites. Utilizada para fazer inalação, a camomila trata ossintomas de gripes e resfriados. Além disso, colabora no tratamento de feridas, picadas de insetos e inflamações diversas na pele, tal como refresca os olhos cansados ou inchados.


Erva-cidreira: Erva que possui nutrientes, como as vitaminas A, B e C e minerais como cobre, zinco, ferro, potássio, cálcio, magnésio e fósforo. Muito utilizada para tratar problemas digestivos, também possui propriedades calmantes, que asseguram a sensação de tranquilidade e bem-estar. Outros benefícios estão na melhora da qualidade do sono, no alívio de dores de cabeça, na eliminação de gases e na prevenção de males renais. Aplaca  a tosse, é tranquilizante, diurética e expectorante.


Maracujá: Um chá delicioso que acalma os ânimos. De sabor cítrico, é feito com as folhas trituradas e é aliado na luta contra a insônia, cólicas menstruais e dores de cabeça tensionais. Crianças também podem tomar esse chá para baixar a energia nas horas de maior agito.


Valeriana*: Embora não seja muito conhecida, é uma erva rica em agentes sedativos e calmantes, que amparam contra o estresse, a tensão física e mental e facilitam o sono. Funciona como um intermediário no aumento dos níveis do neurotransmissor GABA, que regula o sistema nervoso.


Erva-de-São-João*: Conhecida por hipericão, possui ativos calmantes e sedativos, que agem no sistema nervoso central e tratam ansiedade, depressão, cansaço e distúrbios de sono. A erva também é potente contra espasmos musculares, cãibras, palpitações, mudanças de humor, enxaqueca e cansaço.


*Tanto a Valeriana como a Erva-de-São-João demandam orientação médica, pois podem interagir com medicações alopáticas e homeopáticas, portanto, consulte um profissional antes de tomá-las indiscriminadamente.