Voltar

Bem-estar

Pets reduzem o estresse durante a pandemia

Estudo revelou que 90% dos entrevistados que adotaram bichinhos de estimação na pandemia sentiram-se melhor para encarar o desafio emocional do isolamento social.

Ter um bichinho de estimação ajuda a diminuir o estresse mental durante a pandemia. É o que aponta um estudo feito com mais de 5 mil pessoas no Reino Unido. A pesquisa constatou que, em média, 90% dos entrevistados tinham pelo menos um pet e que entre eles, também 90% informaram que o bichinho foi importante na pandemia e auxiliou a encarar as dificuldades emocionais do isolamento social. A pesquisa foi realizada entre março e junho de 2020.

Mas por que isso acontece? O estudo indica que tal resultado seja devido ao grande vínculo que as pessoas criam com animais. Os indivíduos que mostraram, no fim da análise, laços mais fortes com os pets demonstraram uma condição psicológica melhor. Aqueles que tinham um animal de estimação em casa conseguiram amenizar um pouco o estresse psicológico ligado ao lockdown. E o tipo de animal não causou diferença no estudo. Apesar de grande parte ter cachorros e gatos, os donos de outros mamíferos e peixes também demonstraram um bem-estar maior no isolamento, em comparação com aqueles que não tinham pets.

A administradora de empresas Isabel Mascarenhas, com marido e dois filhos, adotou o vira-lata Paçoca durante a pandemia: “Os momentos de descontração aumentaram na minha família depois da chegada do Paçoca”, desmancha-se. Além da companhia, a convivência com animais é um tipo de terapia lúdica para o ser humano, isso porque as brincadeiras, "conversas", olhares e o carinho que eles retribuem são capazes de proporcionar aconchego e afastar o estresse.

Se você ainda sofre de ansiedade nesta pandemia e morre de vontade de adotar um animal, este texto pode ser o estímulo que você precisava! Nenhum esforço organizacional - como acordar cedo para alimentar, levar passear, coletar dejetos no chão ou na caixa de areia, tratar pulgas, nada se compara ao amor que se recebe em troca. E quem é amado fica muito menos nervoso com qualquer problema, certo?