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Bem-estar

O menu do bronzeado

A partir de uma alimentação saudável, ajude sua pele a seguir bronzeada por mais tempo. Sem esquecer, é claro, de usar protetor solar e se expor nos horários adequados.

Além de colaborar com a hidratação, uma alimentação saudável no verão pode ser usada a favor por quem gosta de manter o bronzeado em dia. Incluir no cardápio alimentos ricos em carotenóides, principalmente o betacaroteno, ajuda a potencializar e prolongar o efeito bronzeado.



14 alimentos ricos em betacaroteno para incluir no menu do verão


Alimentos ricos em betacaroteno ajudam o organismo a produzir melanina e a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Além disso, aumentam a elasticidade da pele, prevenindo o envelhecimento precoce, fora que colaboram com o fortalecimento do sistema imunológico. Veja quais você pode incluir no cardápio para cuidar da saúde e beleza da sua pele:

1. abóbora

2. mamão 

3. laranja

4. oleaginosas 

5. gérmen de trigo

6. batata doce

7. beterraba

8. cenoura

9. pimentão 

10. agrião

11. brócolis

12. couve 

13. espinafre

14. repolho

 

Apesar do status de alimentos saudáveis, é sempre importante ficar de olho na quantidade ingerida. No caso do betacaroteno, em excesso pode causar hiperbetacarotenemia, mal que provoca a alteração na coloração da pele, deixando as palmas das mãos e os pés amarelados. E mais: quando absorvido, o betacaroteno se transforma em vitamina A, cujo consumo ideal é de 4mg a 6mg por dia. Em excesso, também tem a chance de causar danos ao fígado. 



Alimentação também pode ser fotoprotetora


No verão, ficamos mais expostos aos raios UV, seja porque optamos por roupas mais curtas, ou porque vamos mais à praia e à piscina. Independentemente do motivo, o importante é reforçar o uso do protetor solar.  Mas você também pode ajudar com uma dieta  que inclua alimentos antioxidantes, que vão potencializar o efeito do filtro solar e amenizar a ação dos radicais livres, que causam danos às células e levam ao envelhecimento precoce. 


Consuma aveia e açafrão, tal como frutas cítricas, frutas vermelhas e todos os alimentos alaranjados para oferecer antioxidantes em boa quantidade ao seu organismo.


Laranja, morango, abacaxi, manga, kiwi, pêssego e tangerina são alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C, que combatem o fotoenvelhecimento. 


Enfim, uma alimentação ajustada para o verão pode melhorar a sua saúde, beleza, bem-estar e disposição em diferentes aspectos. Por isso é tão importante fazer boas escolhas.


Fontes: Nutricionista Karini Merolillo, Jasmine Alimentos, SmartFit, Vigilantes do Peso, DietBox.