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Bem-estar

Faxinar para movimentar o corpo

Infelizmente, uma boa faxina na casa não substitui o exercício físico e não pode ser desculpa para furar com a rotina de ginástica

Sábado é o dia da semana que a maior parte das pessoas se dedica a uma limpeza pesada da casa. É tanto esforço que, ao término nos sentimos esgotados. Não dá vontade de fazer mais nada. Entretanto, por mais que durante a faxina se carregue balde cheio pra lá e pra cá, suba-se e desça-se da escada dezenas de vezes para passar um pano na parede ou em um armário alto, se estique para esfregar chão, tapete, box de banheiro, varal alto, nada disso supera o exercício físico.


É comum até pensar em escapar daquela caminhada no fim do dia ou da aula de funcional que aprendemos a fazer em casa vendo um tutorial na internet, especialmente nestes tempos de pandemia. Contudo, como reforça o educador físico Patrick Brunheri Pereira, a faxina não vale como exercício físico. "Exercício implica em movimentos coordenados que exigem esforços de grupos musculares específicos, por repetição ou por resistência e por determinado tempo de execução", detalha. Ou seja, a limpeza seria mais uma forma de "gastar energia" e queimar calorias do que um exercício de verdade.


Para se ter uma ideia, uma faxina de 3 horas vai gerar um gasto calórico médio equivalente a uma banana grande, ou uma barra de cereais light ou uma caixinha de morangos com iogurte zero - claro que isso varia muitíssimo de pessoa para pessoa e quem pode avaliar de verdade é o nutricionista.


Uma dica importante do profissional de educação física é o alongamento prévio e posterior, para evitar aquelas dores no corpo que muitos sentem depois de desencardir, varrer, espanar, esticar… "O alongamento é sempre indicado. Muito dificilmente nos machucamos alongando, à exceção de atletas de alta performance", explica Patrick. Um bom vídeo com dicas e exemplos vai guiar quem não souber se alongar.


"A atividade física deve ser regular. Exercícios de força inclusive são suporte para a realização da limpeza com maior facilidade ou menos dores ao término. Musculação, pilates e funcional estão entre as práticas físicas mais populares e válidas para a manutenção da saúde", esclarece. O ideal, conforme o profissional, seria faxinar e, na sequência, se exercitar, apenas realizando um lanche entre um e outro para ter energia.