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Bem-estar

Dia do Desafio e o valor dos exercícios

Uma data nos lembra da importância de se exercitar e investir em uma vida mais ativa: é o Dia do Desafio. Em apenas 15 minutos diários de atividade física se obtém mais saúde do que se pode imaginar.

Hoje, dia 26 de maio de 2021, acontece mais uma edição do Dia do Desafio. Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o momento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ideia principal é conscientizar sobre a importância de manter uma prática regular de exercícios físicos a fim de propiciar uma maior qualidade de vida e uma saúde melhor.


Mas por que apenas 15 minutos? Um estudo publicado na edição online da revista científica Lancet comprova que praticar 15 minutos de atividade física por dia reduz o risco em 14% de uma pessoa morrer de uma série de doenças evitáveis e aumenta a expectativa de vida em 3 anos, quando se faz a comparação com um indivíduo sedentário. Ou seja, 15 minutos significam muita coisa!


Na opinião dos pesquisadores envolvidos no estudo, se as pessoas praticassem pelo menos este tempo mínimo de exercícios diariamente, a mortalidade por males do coração, diabetes e câncer poderia ser drasticamente reduzida. 



Quais exercícios podem ser feitos em 15 minutos?

    • Alongamento – Em casa, no trabalho, na praia ou ao ar livre. O principal objetivo é melhorar a flexibilidade e aquecer os músculos para a atividade seguinte ou simplesmente relaxar o corpo e a mente.

    • Caminhada – Indicada para emagrecer, manter a saúde do coração e diminuir a ansiedade e o estresse. Até mesmo em tratamentos contra a depressão funciona com resultados impressionantes.

    • Subir escadas – Sempre que der, esqueça o elevador e aproveite as escadas onde mora ou trabalha. Subir escadas fortalece os músculos, os pulmões e o coração, além de definir regiões do corpo como coxas e abdômen.

    • Dança – Um ótimo exercício indicado para todas as idades. Aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação motora, ajuda a perder peso, amplia a capacidade cardiorrespiratória, fortalece a musculatura, alivia dores, combate a depressão, vence a timidez, eleva a autoestima e promove o relaxamento. Será que existe algo melhor?

    • Polichinelo – Pode ser praticado a qualquer momento. Indicado para alongar e aquecer os músculos dos braços e das pernas e, principalmente, é indicado antes de correr ou caminhar.

    • Flexão – É um exercício simples, pois usa apenas o peso do corpo. Voltado para o desenvolvimento dos músculos peitorais e do tríceps, tem benefícios auxiliares para diversos outros músculos. Vale investir em variações para trabalhar outros grupos musculares.

    • Abdominal – Indicado para o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto (abdominal). Assim como a flexão, também tem muitas variações e é fundamental para as mulheres manterem a saúde do assoalho pélvico e evitarem a incontinência urinária.


Sugestões não faltam, certo? Todos os exercícios são favoráveis à saúde corporal e mental. Atividades como correr, andar de bicicleta, patinar ou caminhar promovem um estado emocional de alegria e euforia ao término, pois liberam diversos neurotransmissores, como a serotonina. Já os exercícios respiratórios e de alongamento proporcionam bem-estar, sensação de calma e tranquilidade. Aproveite este Dia do Desafio e reencontre o seu corpo em movimento. Convide os colegas de trabalho ou a família e coloque a prática dos 15 minutos diários em sua rotina. Transforme os exercícios físicos em um hábito para a vida toda!