Voltar

Bem-estar

Como saber se você bebe água suficiente?

Nosso corpo emite sinais para nos dizer se estamos nos hidratando corretamente ou não. Preste atenção e nunca deixe de se hidratar.

“Precisamos beber água”. Eis uma das frases mais faladas quando o assunto é saúde, o que não é à toa. A água é responsável por diversas funções no organismo, tais como  regulação da temperatura corporal e desintoxicação após excessos, sem falar que facilita a absorção e a utilização dos nutrientes e assegura boa disposição.


A nutricionista Daia Führ explica que a água não tem a capacidade de nos fazer emagrecer. Entretanto, se aliada a um estilo de vida saudável, pode ajudar no emagrecimento, pois reduz a retenção de líquidos, auxilia o controle do apetite antes das refeições, apoia a digestão e tem papel primordial no funcionamento do corpo como um todo.


Ao longo do dia perdemos muita água por meio da transpiração, da urina, da respiração e em outras atividades que mantêm as funções vitais. No verão, o calor também faz com se perca ainda mais água. É necessário repor o líquido perdido para mantermos a saúde e as funções básicas do organismo, evitando se até mesmo um quadro de desidratação.



Chás e sucos hidratam?

É necessário beber água pura para fazer a reposição e Daia ressalta: “chá, suco, chimarrão e café não contribuem significativamente para a hidratação". Portanto, é preciso beber água de verdade. A nutricionista provoca com um questionamento: "Você lava sua louça com chás e cafés? Sua roupa, com refrigerante ou chimarrão? Provavelmente, não". Então, o corpo precisa da água para eliminar as toxinas que se acumulam nele e não bebidas compostas. Daia também explica que é possível saber se tomamos pouca água observando a presença de alguns sinais:

    • Boca seca;
    • Pele e cabelo ressecados;
    • Urina em pouca quantidade, com odor forte e/ou tom amarelo escuro;
    • Problemas intestinais, como prisão de ventre;
    • Baixo rendimento em atividades físicas;
    • Cansaço demasiado e contínuo;
    • Tonturas e/ou dores de cabeça frequentes.



Como adquirir o hábito de beber mais água?

Para algumas pessoas, adquirir tal hábito é sinônimo de dificuldade. A nutricionista Daia Führ auxilia a desenvolver a nova rotina.

    • Deixe garrafas com água nos lugares onde você fica mais tempo: escritório, quarto, sala, etc. Lembre de carregar uma garrafa na bolsa ou na mochila.
    • Invista em uma garrafa de água bacana, decorada como você gosta, para carregar por todos os lugares.
    • Encha a garrafa na noite anterior e deixe perto do que precisa levar consigo, organizando tudo para o dia seguinte.
    • Coloque despertador no celular, bilhetes ou post-its para lembrar de tomar água, pelo menos até criar o hábito.
    • Quando estiver tomando água, sempre beba uns goles a mais do que gostaria.
    • Ofereça água com frequência para idosos e crianças.


A profissional de nutrição destaca que a quantidade indicada de água é diferente para cada pessoa. O recomendado é que se consuma entre 30ml e 35ml por quilo ao dia. Ou seja, quem pesa 80kg deve beber de 2.400ml até 2.800ml diariamente. ESe a pessoa pratica atividade física, precisa de mais 500ml durante o treino. Quem tem problemas de constipação deve beber 500ml de água logo ao acordar. Faça suas contas e se esforce, quem bebe água suficiente fica com a saúde em dia.