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Bem-estar

Como aproveitar os encontros de verão sem perder a linha

Poder receber familiares e amigos em pequenos grupos durante o verão é delicioso. Entretanto, como fazer esses encontros sem exagerar nas guloseimas?
Chegamos a 2022 e você incluiu "cuidar da minha alimentação" na lista de metas do novo ano. Até aí tudo bem, só que você ainda não começou esse projeto porque o "ritmo do verão" encontrando amigos e familiares está atrapalhando? Então este texto é pra você! É importante manter equilíbrio na rotina alimentar no dia a dia e, inclusive, nesses momentos especiais com as pessoas que a gente gosta.

Socializar é algo que normalmente acontece ao redor da mesa, onde ótimas conversas podem durar horas - e os petiscos e drinques também. Aproveitar estes momentos com moderação é a melhor alternativa. 

A restrição alimentar severa cotidiana pode ter um efeito reverso na sua rotina de férias. Por isso, ao invés de se proibir de comer e beber e apreciar tais encontros, pense em alternativas que permitam manter os cuidados com a alimentação. Nesse post você encontra cinco dicas super práticas para não exagerar no fim de semana, feriados e festas.

Se você é a pessoa responsável pelo cardápio do encontro, pode optar por boas escolhas, incluindo alimentos que hidratam e que são da época, pois além de saborosos, são mais saudáveis e nutritivos. 

Você também pode escolher receitas deliciosas que incluam frutas e verduras, trazendo cores diversas para a mesa. Pense em saladas com folhas verdes e vegetais coloridos (cenoura, repolho roxo, tomates, milho, entre outros) e frutas (manga, abacaxi, uvas). Precisa de um prato quente? Aposte no peixe, que é leve, super saudável e rico em cálcio e, para dar um toque especial a tudo, prepare molhos como o vinagrete, que é um acompanhamento leve e saboroso.

Independente do cardápio, lembre-se de apreciar os alimentos com calma. Essa dica é importante porque, na empolgação do encontro com os amigos e parentes, muitas pessoas acabam comendo sem prestar atenção no ato. Mastigue devagar e saboreie cada tempero, perceba as texturas, a diferença entre cada alimento. E sim, é possível comer de tudo, desde que haja equilíbrio: pense nas porções e na medida adequada. 

E uma dica que vale para o ano todo, mas que no verão parece mais fácil é começar a prática de exercícios físicos, o que equilibra a saúde e mais adiante a balança. Podem ser caminhadas leves, pular corda, dançar ou qualquer outra atividade que inspire você a seguir em frente.
 

Ter saúde no prato é algo que deve dar prazer e fazer parte da rotina sem ser um fardo, uma obrigação. Quando pensa nela com leveza, ciente do bem-estar que traz para você e as pessoas que ama, é possível apreciar momentos únicos com muita alegria e harmonia nos pratos.


Fonte: nutricionista Karini Merolillo