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Bem-estar

Boas escolhas no verão

Época do ano pede atenção no consumo de água e favorece o gosto por saladas e frutas. Por isso aposte em alimentos que além de nutrir, hidratem.

No dia 21 de dezembro, entraremos oficialmente no verão. E os dias mais quentes já estão por aí e, com eles, chega a necessidade de adaptar hábitos alimentares para aproveitar o que há de melhor na estação. 



Por que consumir alimentos que hidratam?


Um dos principais cuidados com a alimentação no verão é a hidratação. Precisamos de água para manter praticamente todos os processos do organismo em funcionamento. Para se ter uma ideia, um adulto saudável consegue sobreviver no máximo 10 dias sem água; já entre as crianças o limite é de 5 dias. Isso exemplifica o papel da água na manutenção da vida humana.


E mais: uma boa hidratação mantém o metabolismo ativo e deixa pele, cabelo e unhas saudáveis e bonitos. Aliás, muita gente se preocupa com os melhores cremes para a pele, os melhores xampus e máscaras para os cabelos, além de fortalecedores para as unhas. Mas sem beber água suficiente nenhum cosmético funciona.


Os especialistas sugerem o consumo de alimentos com bastante água na composição para apoiar a hidratação, especialmente no verão, quando eliminamos mais água através do suor. E trata-se de uma tarefa simples. Confira a lista de poderosas fontes de água:

  • Arroz integral: depois de cozido, apresenta cerca de 70% de água, sem falar que é uma boa fonte de carboidratos e fibras;
  • Abobrinha italiana: além de quase 94% de água na composição, tem fósforo e potássio;
  • Banana-prata: tem 71% de água, carboidrato, fibra, fósforo, potássio, vitaminas C e B2;
  • Batata inglesa cozida: possui 86% de água e carboidratos;
  • Brócolis cozido: tem 92,6% de água e é fonte de fibra, cálcio, potássio e vitamina C;
  • Espinafre: além de 94% de água, é rico em proteínas, carboidratos e fibras;
  • Melancia e morango: têm 92% de água na composição;
  • Pepino e tomate: têm mais de 90% de água


Além dos alimentos, é fundamental manter o consumo de água em quantidade suficiente para evitar a desidratação. Para facilitar, leve sempre com você uma garrafa e deixe outra já cheia na geladeira, para ter sempre fresca e à mão. E se você quiser mais dicas, pode conferir esse post, sobre cuidados com a alimentação no verão.


Em tempo: um adulto deve beber, em média, 35ml de água por quilo no dia. Ou seja, um homem de 80 quilos deve ingerir 2,8 litros por dia. Uma menina de 45 quilos deve beber 1,5 litros de água diariamente e assim por diante.


Fonte: Nutricionista Karini Merolillo