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Bem-estar

Boa mesa contra a ansiedade

Como alimentos podem ajudar na regulação dos hormônios e aumentar a sensação de bem estar tão prejudicada durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus gerou um ambiente generalizado de incertezas. A circulação é limitada, o convívio reduzido, a economia prejudicada. "São muitos os fatores estressores. E todos sentimos tais efeitos, pois não temos controle sobre os eventos que cercam nossas vidas e nem entendemos muito bem o que vai acontecer adiante", comenta a nutricionista Lidiane Pellenz. Não raro ela recebe pacientes que estão comendo além do necessário, tentando aplacar sentimentos negativos com a comida. Tudo fruto de ansiedade.


Uma alimentação adequada é chave para  o equilíbrio das emoções. A serotonina, hormônio endógeno produzido por nosso corpo, é a responsável pela sensação de prazer, bem-estar e diminuição da ansiedade. Só que ela depende totalmente da saúde dos neurotransmissores. Estes, por sua vez, podem ser regulados triptofanos.


A contenção deste sentimento que parece não caber no peito está em um bom prato de arroz com feijão, acompanhado de couve e laranja. "O feijão é uma leguminosa, tal como a lentilha, o grão de bico, a ervilha. Todas riquíssimas em triptofano", cita Lidiane. O corpo é capaz de produzir a serotonina, contudo, à medida que vamos negligenciado a alimentação adequada, debilita-se tanto a saúde do corpo como a mental. Ou seja, para reduzir a ansiedade e evitar males como depressão e impulsos alimentares descontrolados, é preciso reaprender a comer bem. "Além do triptofano, as gorduras boas das castanhas e das nozes, também combatem o nervosismo regrando os hormônios", reforça a especialista.


"Comer em excesso por conta da ansiedade não vai resolver nada. Na verdade, vai gerar um problema maior", explica Lidiane, que é especialista em psicologia e comportamento alimentar. Ganhar dois ou três quilos nem seria o pior dos cenários. Já sair da pandemia com a ansiedade generalizada pode causar danos ainda maiores a saúde.


Alimentos ricos em triptofano e gorduras boas para regular sua serotonina e baixar a ansiedade

  • Abacate

  • Aveia, qualquer tipo

  • Cacau, presente no chocolate amargo

  • Castanhas, qualquer tipo

  • Couve, qualquer tipo

  • Feijão, qualquer tipo

  • Grão de bico

  • Lentilha, qualquer tipo

  • Sementes, amêndoas, nozes