Voltar

Bem-estar

10 filmes para se sentir bem

Se a arte imita a vida, nada mais justo do que idealizar caminhos e finais felizes através de obras que marcaram a história recente do cinema contando histórias de superação e buscas por algo que está além dos nossos olhos.

Se a intenção é deixar de lado os problemas e esquecer das notícias ruins por um tempo, uma boa opção é assistir a um filme inspirador. Se a arte imita a vida, nada mais justo do que idealizar caminhos e finais felizes por meio de obras que marcaram a história recente do cinema contando histórias de superação e busca por algo que está além dos nossos olhos. Os 10 filmes abaixo são sobre bem-estar, felicidade e vida plena e contam histórias de personagens que lutaram por dias melhores e uma vida mais feliz. Então, garanta a pipoca e venha conferir essa lista:


1. Hector e a Procura da Felicidade (2014)


Hector é um psiquiatra que tem uma vida perfeita. É bem-sucedido na profissão, no casamento, todavia, de repente, começa a pensar sobre o que é felicidade para as pessoas. Inclusive para ele. Partindo disso, dá um tempo de sua rotina para viajar e descobrir o que os outros consideram felicidade. Uma história inspiradora, cheia de mensagens lindas e que, com certeza, fará você refletir.

Disponível no Amazon Prime Video.


2. A Vida é Bela (1998)


Um judeu chamado Guido, graças ao seu bom humor e inteligência, consegue tornar as coisas menos pesados para o seu filho, enquanto vivem na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O amor do pai faz com que consiga uma forma leve de lidar com os dramas e principalmente fazer com que o pequeno Giosuè acredite que esteja participando de um jogo, ao invés dos horrores que ocorrem no ambiente da Guerra.

Disponível no Telecine.


3. Up – Altas Aventuras (2009)


Uma das mais lindas animações da Pixar, Up – Altas Aventuras conta a história de um velhinho viúvo chamado Carl, que decide se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Ele embarca em uma aventura com personagens hilários, como um menino escoteiro protetor da natureza, um cão falante, uma ave tropical e um explorador. Além da aventura eletrizante, o filme traz valiosas mensagens sobre a felicidade.

Disponível no Disney+.


4. Forrest Gump - O Contador de Histórias (1994)


Tom Hanks faz o personagem título, um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana durante três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy, fala em uma grande concentração pacifista em Washington, circula pela era da libertação sexual e, assim, leva aos espectadores as transformações pelas quais a sociedade ocidental passou desde a década de 60.

Disponível no Telecine.


5. À Procura da Felicidade (2006)


O filme acompanha a trajetória vivida por Chris Gardner, um homem que passou por extremas dificuldades financeiras e vendia, para se sustentar, aparelhos médicos que ninguém queria comprar, por serem caros. Em meio a diversos problemas, o rapaz se esforça ao máximo para obter sucesso e, consequentemente, a felicidade na vida, para ele e seu filho de apenas cinco anos.

Disponível no Youtube.


6. Na Natureza Selvagem (2007)


Filme inspirado na história real de Christopher McCandless, jovem recém-formado que, em vez de embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar sozinho pelo Alasca em busca de liberdade. A história retratada traz a reflexão sobre o que é de fato essencial à vida.

Disponível no Telecine.


7. Patch Adams (1998)


O filme conta a história de Hunter “Patch” Adams, que decide se tornar médico para atender com diálogo e humanização aos seus pacientes. Tal atitude é motivada pela percepção que tem quando, após uma tentativa de suicídio, ele decide se internar em um hospital psiquiátrico. É um filme para aquecer o coração e receber lições preciosas.

Disponível no StarPlus.


8. Soul (2020)


Na animação Soul, duas indagações se destacam: você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses? O que faz de você... Você? Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sempre sonhou em ser músico de jazz. Mas quando, finalmente, tem a chance de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto, sofre um acidente e viaja para outra realidade. Na missão de ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido de sua própria vida.

Disponível no Disney+.


9. Questão de Tempo (2013)


Para quem gosta de romance, essa é uma ótima indicação. Enquanto Tim busca encontrar o amor, descobre que consegue viajar no tempo, dom herdado da sua família paterna. Entre as viagens, o personagem percebe que mudar o passado pode trazer consequências desastrosas. Suas escolhas, idas e vindas, constróem uma trama leve e descontraída.

Disponível no Netflix.


10. A Teoria de Tudo (2014)


O filme conta a trajetória de Stephen Hawking, astrofísico britânico. Aos 21 anos, ele se apaixona por Jane Wilde, uma estudante de Cambridge, entretanto logo é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma complexa doença degenerativa. Contrariando os diagnósticos médicos, Hawking tem três filhos com Jane e persiste em seu trabalho intelectual, tornando-se um dos cientistas mais aclamados de sua época.

Disponível no Globoplay.