Torta Vegana de chocolate

Ingredientes para a base vegana: 

1 xícara de amêndoas (ou outro tipo de oleaginosa que você preferir) 

3 colheres (sopa) de coco ralado 

7 tâmaras sem caroço 

2 colheres (sopa) de óleo de coco 

 

Ingredientes para a base de chocolate: 

450g de biscoito de chocolate sem recheio 

1 colher (sopa) de cacau em pó (opcional) 

200g de manteiga sem sal 

 

Ingredientes para o recheio: 

1 e 1/4 xícara de leite de coco 

250g de chocolate amargo picado 

2 colheres (sopa) de agave/mel ou outro adoçante 

 

Ingredientes para a geleia: 

100g de cerejas 

200g de morangos 

1 colher (sopa) de eritritol ou açúcar 

 

Preparo da base vegana: Em um triturador, adicione o coco, as tâmaras e as amêndoas. Triture e adicione o óleo de coco. Asse em forno preaquecido a 180ºC de 5 a 10 minutos. 

 

Preparo da base de chocolate: Triture o biscoito no triturador/liquidificador e adicione a manteiga derretida. Misture bem e forre a forma, de preferência uma de fundo removível. Leve para a geladeira e deixe descansando. 

 

Preparo recheio: Leve o chocolate e o leite de coco em banho-maria, misturando sempre até que o chocolate derreta. Acrescente o agave e misture. A quantidade de agave vai depender do seu gosto, então é bom experimentar a mistura e ajustar. 

 

Preparo geleia: Em uma frigideira larga, coloque as frutas (podem ser congeladas) e o adoçante. Quando a mistura estiver com uma consistência de pasta, desligue o fogo e deixe esfriar. 

 

Montagem da torta: Com a base já gelada/assada, disponha uma camada de geleia e leve para congelador até ficar firme. Coloque a ganache e leve para gelar por no mínimo 8 horas ou até que o recheio esteja firme. Se preferir, congele a torta e retire do freezer 15 minutos antes de servir, para uma textura semicongelada.