4 motivos para escolher alimentos orgânicos

Nós já falamos aqui o quanto é importante consumir alimentos orgânicos, pois eles são livres de componentes químicos e, por isso, mais seguros para a nossa saúde. Essa é uma grande vantagem, com certeza! Mas não é a única: vamos te apresentar outros cinco ótimos motivos para colocar alimentos orgânicos na mesa da sua família!


1. Alimentos orgânicos têm mais sabor

Quando um alimento não recebe componentes químicos (como agrotóxicos), seja no plantio ou na maturação, ele preserva mais suas principais características naturais. Além disso, contêm mais nutrientes e fitoquímicos; e como são colhidos na época certa, amadurecem no tempo certo. 

Faça o teste: prove uma couve orgânica e veja que ela tem um sabor mais intenso do que a não orgânica. Elas costumam ter mais sabor, apesar de muitas vezes não serem tão vistosas quanto as outras.


2. Orgânicos têm mais fitoquímicos

Um pouco acima, nós mencionamos os fitoquímicos, mas você sabe o que é? Eles são antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a eliminar substâncias tóxicas do organismo. Estão presentes em alimentos naturais. 

As parreiras, por exemplo, produzem o resveratrol para protegê-las das agressões externas. Portanto, uvas que são colhidas em plantações tradicionais podem ter a metade a produção natural deste fitoquímico por conta dos produtos químicos..


3. Alimentos orgânicos são mais nutritivos e duram mais

Os produtores rurais que optam pelos orgânicos têm acesso à uma série de técnicas agrícolas que tratam e recuperam o solo e o mantém fértil naturalmente. Isso faz com que os alimentos tenham mais vitaminas, minerais e proteínas.  Além disso, costumam durar mais. Isso acontece porque os orgânicos não tem alguns produtos, que muitas vezes são utilizados para acelerar o amadurecimento dos alimentos.


4. Quanto mais pessoas consumirem orgânicos, mais em conta serão o alimentos

Há quem reclame que os alimentos orgânicos são muito caros e, realmente, normalmente eles têm um preço mais alto. Mas precisamos lembrar que um dos motivos do encarecimento pode ser a procura reduzida. Então, se mais pessoas inserirem orgânicos no seu cardápio, haverá mais incentivo (e interesse) na sua produção. Havendo maior oferta, a tendência é que o preço caia.


E agora, está convencida/o do valor do alimento orgânico para a sua saúde?