Conheça os produtos sem lactose

Os alimentos sem lactose estão cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados e no dia a dia das pessoas, mas muitos ainda não os conhecem ou não entendem a sua função. Sabia que qualquer pessoa pode consumir produtos zero lactose e, sim, eles são supersaborosos? Vamos te contar tudo sobre eles! 


O que é essa tal de lactose?

A lactose é um açúcar presente no leite e nos seus derivados. Para digerir esse açúcar é preciso que o nosso organismo produza uma enzima chamada lactase. O que leva muitas pessoas a consumirem os produtos especiais é uma condição chamada intolerância à lactose.  

A partir dos 20 anos, é normal o organismo começar a produzir menos lactase e, segundo estudos da Universidade Federal de São Paulo, cerca de 70% dos brasileiros têm algum tipo de intolerância à lactose, seja leve ou intensa. 

É comum, após o diagnóstico de intolerância, a pessoa cortar das suas principais refeições produtos como leite, queijo, iogurte e sobremesas, e ter dúvidas sobre como encontrar substitutos para o dia a dia. Porém, a boa notícia é que os alimentos à base de leite podem ser produzidos sem lactose.


Tem como tirar a lactose do leite e derivados?

Os produtos zero lactose são, sim, derivados do leite, ou seja, tem origem animal. Porém, seu teor natural de lactose é reduzido a zero por meio da aplicação da enzima lactase durante a produção industrial. A enzima quebra a lactose do produto e a separa em glicose e  lactose, mais fáceis de digerir pelo organismo.

Além disso, alguns produtos de origem vegetal têm nível zero de lactose - sem adição dessas enzimas. É o caso dos leites de sementes como amêndoas ou soja, por exemplo. Esses não contém nenhum tipo de lactose e são opção segura para quem tem intolerâncias mais severas, alergia à proteína do leite, ou mesmo está em busca de diversificar a alimentação.


Para quem são destinados os alimentos zero lactose?

A questão da intolerância não é o único motivo que leva as pessoas a consumirem alimentos sem lactose. Há uma tendência mundial por uma alimentação mais leve, funcional e saudável - e isso inclui um crescimento na procura por produtos zero lactose. 

E você, já experimentou esse tipo de produto?