Alimento sem glúten é opção para toda a família

As dietas à base de alimentos sem glúten já são a realidade de muitas pessoas por dois motivos principais: a busca pelo bem-estar ou emagrecimento e por questões de saúde. No segundo caso, estamos falando de uma parcela considerável de consumidores que têm sensibilidades, alergias ou doença celíaca (distúrbio do intestino delgado causado por uma reação ao glúten). 


O que é o glúten?

O glúten é uma proteína vegetal, resultado da combinação da gliadina e a glutenina. Ele é encontrado nos grãos de trigo, cevada e centeio e está presente na maioria dos massas, pães, bolachas e bolos. Ele deixa a massa mais elástica e resistente, além de ajudar no crescimento e melhorar a textura do produto. Portanto, é um elemento comum em padarias, como você pode imaginar. Mas, calma, que logo vamos mostrar como não é preciso abandonar o seu macarrão e o seu pãozinho! 


E o que é a doença celíaca?  

A condição que citamos lá no começo, a doença celíaca, é um problema autoimune que gera uma intolerância permanente ao glúten. Ela interfere na absorção de nutrientes, além de gerar desconforto. Normalmente, se manifesta na infância, mas você pode acabar descobrindo em qualquer época da vida. 

Para os celíacos, é muito importante ter cuidados especiais na hora da escolha dos alimentos. Uma das maiores preocupações é a chamada contaminação cruzada, que acontece quando um produto sem glúten é manuseado ou produzido em um ambiente em que passaram produtos com glúten. Para que um alimento seja realmente sem glúten, ele deve ser processado em um ambiente separado, onde não circulem trigo, centeio ou cevada.  Portanto, fique atento aos rótulos - eles devem indicar a possibilidade de vestígios desses produtos em suas formulações. 

Em casa, os cuidados devem ser os mesmos: todos os utensílios de cozinha como talheres, panelas, pratos, copos e aparelhos como sanduicheiras não podem ser compartilhados. Mesmo com o maior cuidado na hora da limpeza, pode ocorrer a contaminação cruzada, então é importante não misturar. 


Qualquer um pode comer alimentos sem glúten?

Os produtos sem glúten podem ser consumidos por toda a família e não apenas pelos celíacos. A busca por uma vida mais saudável e funcional é um fator decisivo para que muitas pessoas venham deixando o glúten de lado, mas é importante sempre consultar um profissional para indicar a melhor alimentação para você e sua família. Estando orientado pelo médico ou nutricionista, aproveite as opções.