Você sabe o que são alimentos orgânicos?

Você sabe o que são alimentos orgânicos? Certamente já ouviu falar neles, não é? Se ainda não sabe, hoje você vai descobrir o que são e porque vale a pena apostar neles no seu dia a dia. 

Os orgânicos são produzidos sem insumos artificiais, como, por exemplo, agrotóxicos, hormônios, adubos químicos ou transgênicos. Em nenhum momento esses elementos podem estar presentes, desde o preparo da terra até a colheita e a distribuição. São usadas apenas práticas sustentáveis, levando em consideração a saúde do solo, a sustentabilidade social e a valorização dos pequenos produtores e das comunidades rurais envolvidas. 


Por que consumir alimentos orgânicos?  

Esses alimentos são considerados mais saudáveis para toda a cadeia: quem produz, quem come e também para o meio ambiente. O produtor rural fica protegido da manipulação de substâncias químicas, que podem ocasionar problemas de saúde futuros. Quem consome, ingere mais nutrientes, pois os solos são melhor balanceados e ajudam na composição do alimento. Além disso, evita ingerir agrotóxicos. 

Outra vantagem: eles são mais saborosos. Por não terem contato com insumos artificiais, as características naturais desses alimentos não são alteradas. Assim, conservam mais cor, aroma e principalmente sabor - trazendo um toque extra para suas receitas.


Promova a saúde do meio ambiente

Os orgânicos também são importantes para o meio ambiente! Eles ajudam a preservar a diversidade biológica do local onde são cultivados, ou seja, deixam o solo fértil e apto para vários outros cultivos, respeitando os ciclos naturais das plantas. Além disso, ajudam a evitar a erosão do solo e economizam energia. Resumido, promovem a saúde do meio ambiente! 


Como saber se os alimentos são verdadeiramente orgânicos? 

Você pode reconhecer facilmente um alimento orgânico em lojas e supermercados: ele deve, por lei, estar identificado com um selo. Para que possa ter essa identificação, sua produção será analisada cuidadosamente para garantir o uso correto de insumos, cuidados com a terra, preservação dos recursos naturais e, claro, a ausência de agrotóxicos, fertilizantes industrializados ou organismos geneticamente modificados. 

Então, na hora de escolher os seus alimentos, é só procurar pelo selinho de identificação para ter certeza de que você está comprando um autêntico orgânico. Desse jeito, você estará contribuindo para a sua saúde e, de quebra, ainda dará uma força para o meio ambiente.