BARBECUE BURGER

Ingredientes:

 

Hambúrguer

rendimento: 4 unidades

600 g de peito ou agulha moída No Ponto

12 folhas de alface americana

200 g de queijo gorgonzola

120 g molho barbecue caseiro

12 rodelas de picles de cebola roxa

4 pães de hambúrguer

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 colheres (sopa) de manteiga

 

 

Molho Barbecue Caseiro

rendimento: 800ml

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola branca

3 dentes de alho

80 ml vinagre de maçã

80 g açúcar mascavo

80 g de melado

500 ml de ketchup

80 ml mostarda amarela

1 colher (chá) de pimenta chilli moída

1 colher (sopa) de pimenta do reino moída

 

Picles de cebola roxa

rendimento: 12 porções

6 cebolas roxas médias

750 ml de vinagre de maçã

550 g de açúcar

1⁄2 colher (sopa) de sal

 

 Modo de preparo:

 

Hambúrguer

Tempere a carne moída com sal e pimenta. Divida em quatro “bolas” do tamanho de uma bola de tênis e jogue de uma mão para a outra apertando levemente, para dar liga à mistura que vai formar o hambúrguer. Em seguida, aos poucos, vá moldando no formato de hambúrguer. Deixe descansar, cobrindo com plástico filme. Corte os pães, deixando a parte de baixo mais alta do que a parte de cima (tampa).

Espalhe manteiga na grelha (ou frigideira) e doure a parte interna dos pães por 1 minuto. Depois, grelhe o hambúrguer por aproximadamente 3 minutos de cada lado. Cuide na hora de virar a carne para não “quebrar”. Adicione o queijo gorgonzola dividido em 4 porções em cada um dos hambúrgueres e deixe 1 minuto em fogo baixo, para derreter. Retire o hambúrguer com o queijo derretido do fogo e deixe descansando por 2 minutos. No pão já tostado e aberto, coloque a alface americana e, por cima, o hambúrguer. Cubra com molho barbecue caseiro e o picles de cebolas roxas. Sirva imediatamente.

 

Molho Barbecue Caseiro

Frite a cebola e o alho picados na manteiga até estarem bem dourados. Adicione o vinagre e o açúcar mascavo. Mexa por 2 minutos. Acrescente o melado, o ketchup, a mostarda e as pimentas e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 15 minutos, até reduzir e ficar espesso. Retire do fogo, esfrie e conserve na geladeira em um pote de vidro esterilizado.

  

Picles de cebola roxa

Corte as cebolas em rodelas e doure em uma grelha ou frigideira. Em uma panela, misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Desligue o fogo e coloque as cebolas no líquido. Espere esfriar, coloque a mistura em potes esterilizados e leve para a geladeira. Aguarde pelo menos 4 dias para consumir.