Supper Rissul

PÊSSEGOS COM CALDA DE MORANGO, CREME INGLÊS E FAROFA DE CASTANHAS

Rendimento: 4 porções

 

Ingredientes para o Creme Inglês:

400ml de leite
100g de açúcar

4 gemas

2 colheres (sopa) de essência de baunilha

 

Modo de Preparo:

Leve o leite e a essência de baunilha para ferver em fogo baixo. Em uma tigela grande, misture à mão as gemas e o açúcar, até virar uma creme esbranquiçado e uniforme (se tiver, use um batedor manual do tipo fuet). Quando o leite ferver, coloque uma concha do leite na mistura de gemas. “Temperar as gemas” é o nome dessa etapa, pois não podemos jogar as gemas diretamente no leite para não talhar. Misture bem. Coloque mais uma concha de leite e faça o mesmo processo. Coloque essa mistura na panela do leite e, com uma espátula, misture sem parar até começar a engrossar. Quando estiver pronto, cubra com plástico filme encostando no creme e leve à geladeira para esfriar. Reserve.

 

Ingredientes para a Calda de Morango

1 bandeja de morangos (250g)

4 colheres de (sopa) de açúcar

suco de um limão taiti

80ml de espumante (ou água)

canela em pau (opcional)

 

Lave os morangos e tire os cabinhos. Coloque todos os ingredientes da calda (menos a canela em pau) no liquidificador e bata até que vire um suco. Peneire e leve para uma panela média, acrescente o pau de canela e, em fogo médio, vá mexendo até engrossar e ficar em consistência de geleia. Para saber o ponto certo, faça o teste da colher: molhe as costas de uma colher com a calda e passe o dedo para formar um caminho. Se a calda não escorrer, está pronto. Leve para a geladeira para esfriar. Reserve.

 

 

Ingredientes para a Farofa de Castanhas:

90g de açúcar

50g de castanhas de sua preferência (amendoim, castanha do pará, nozes, etc)

60g de farinha de trigo

60g de manteiga em temperatura ambiente

Raspas de um limão para a montagem

1 lata de pêssegos em calda

 

 

Moda de Preparo:

Pique bem as castanhas e reserve. Misture o açúcar, a farinha e a manteiga até virar uma farofinha e acrescente as castanhas. Leve ao forno pré aquecido em fogo baixo (180ºC) por 8 minutos ou até dourar. Espere esfriar e depois quebre com os dedos de modo bem “grosseiro”, até virar um a farofa “pedaçuda”. Escorra os pêssegos e reserve para a montagem.

 

 

Montagem:

Coloque em uma taça de sobremesa ou copo transparente o creme inglês, a calda de morango e  o pêssego em calda por cima. Finalize com a farofa de castanhas e raspas de limão.