Iogurte: um alimento delicioso e completo



O iogurte é um alimento ancestral obtido a partir do leite fermentado. Trata-se de um probiótico natural acessível, em conta para o bolso e prático de consumir. Um pote de iogurte por dia fornece uma boa quantia de cálcio, fundamental para o sistema ósseo. Outro ponto forte é a saciedade. Um copo no lanche da tarde satisfaz por mais tempo que um pacote pequeno de biscoitos salgados.

Já a bebida láctea não pode ser considerada um iogurte. Na fórmula, o soro do leite é o ingrediente principal. Base de suplementos - nos quais chama-se Whey Protein - o soro é repleto de proteína e, por isso, garante a manutenção dos músculos. Só fique atento ao teor de açúcar, adoçantes ou corantes das bebidas lácteas, escolhendo a mais natural possível.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos, quando administrados em quantias apropriadas, conferem benefícios à saúde. As bebidas com adição destes microrganismos vivos equilibram a microbiota intestinal, fortalecem a imunidade, reduzem a constipação, o estufamento e melhoram a absorção de nutrientes.


Confira abaixo algumas vantagens de consumir o iogurte:

Os laticínios têm efeito calmante. Então, antes de dormir, opte por um iogurte para pegar no sono nas noites quentes;

Para enriquecer a bebida láctea, adicione uma fruta e bata no liquidificador;

Os iogurtes naturais com granola, aveia, linhaça, chia e outros farelos, aliados à uma fruta, formam um café da manhã completo;

Um ovo tem, em média, 6g de proteína. Alguns iogurtes naturais têm mais de 6g. Eis uma alternativa de fonte proteica natural, mas leia o rótulo antes para conferir;

Já tentou colocar uma colher de geleia em um pote pequeno, cobrir de iogurte e levar ao freezer? Em meia hora você terá uma sobremesa levíssima;

Em muitas receitas é possível trocar o creme de leite por iogurte natural sem sabor. Use no fricassé, estrogonofe, tortas e bolos;

Faça molhos de salada com iogurte, crie suas misturas, invente;

Tem intolerância aos laticínios? Hoje em dia não faltam opções de iogurtes sem lactose nas prateleiras. É vegano? Prove os iogurtes vegetais e surpreenda-se. Precisa controlar a ingestão de açúcar? Os diets também são diversificados.


Fonte: Anne Dalla Costa, nutricionista @nutriannedallacosta