Pizza Margherita

Massa de pizza

 

Ingredientes:

850g de farinha de trigo tipo 00

1,5g de fermento biológico fresco

500ml de água na temperatura ambiente

30g açúcar

25g sal

20g de azeite de oliva extravirgem


Modo de preparo:

Em um recipiente, misture o fermento e o açúcar. Acrescente a água e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até borbulhar, o que leva cerca de 5 minutos.

Em outro recipiente, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Despeje a mistura de fermento no buraco feito na farinha, adicione o azeite de oliva e misture para incorporar.

Quando a textura estiver mais consistente, é hora de utilizar as mãos. Passe a massa para a mesa e sove até que fique lisa.

Faça uma bola com a massa e coloque em uma tigela grande untada com azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. Cubra com um plástico ou pano umedecido e deixe descansar por 2 horas.

Retire a massa do recipiente, porcione em bolinhas de 250 gramas, cubra novamente e deixe fermentar de 6 a 8 horas em temperatura ambiente.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250ºC.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, prepare o molho de tomate.

 

Molho de tomate

200g de tomate pelado

2g de sal

Coloque os tomates e o sal em uma tigela. Esprema com as mãos até os tomates se desfazerem e virarem um molho liso. Esse será o molho utilizado no preparo das pizzas.


Pizza Margherita

 

Ingredientes:

60g a 80g de muçarela de búfala fresca cortada em fatias

15g de queijo parmesão ralado

70g a 80g de molho de tomate

Folhas de manjericão fresco

Azeite de oliva


Modo de preparo:

Espalhe o molho sobre o disco de massa, com movimentos circulares, e coloque um fio de azeite. Leve ao forno por cerca de 10 minutos, retire do forno e espalhe a muçarela de búfala e o parmesão ralado. Aqueça por mais 5 minutos e, após retirar do forno, salpique as folhas de manjericão fresco.