Super Rissul

21 de setembro de 2017

DICAS PARA UM CHURRASCO MACANUDO

O churrasco deve ser planejado antes de ser feito, nem que seja em 5 minutos, nós vamos dar algumas dicas para você fazer da melhor maneira possível, mas é claro, do seu jeito. Para o frango, por exemplo, o ideal é temperar na noite anterior e deixar marinando, mas se for decidido na hora, é só passar o tempero seco antes de acender o carvão.

 

 

PLANEJANDO

 

-Para começar a planejar é importante calcular o volume médio de carne a fim de evitar o desperdício. O quilo de carne magra e sem osso enche mais que quilo de carne de costela.

-Calcula-se em torno de 400g de carne por pessoa, ou 500g sem osso se a pessoa come bem, e para crianças, em torno de 200g.

-Entre os cortes de carne, recomenda-se para um bom churrasco: picanha, maminha, vazio, frango, miolo de alcatra, contrafilé, costela, carne de porco, coxa de frango, sobrecoxa, asinha, tulipa. Para o primeiro churrasco é bom começar com uma costela ou cortes mais baratos.

 

 

O CARVÃO

 

- A quantidade do carvão é essencial. O modo como acender muda tudo, tem quem acenda com álcool, azeite velho para acelerar o processo, 3 folhas de jornal e 1 fósforo já é o suficiente.

- Quando o carvão ganhar coloração branca, ou cinza clara, é sinal de que está pronto para receber a carne. O tempo para sair o gás do carvão varia muito, depende do carvão, em 20 minutos já pode começar a clarear.

 

 

TEMPERANDO E SALGANDO

 

- Na hora de salgar, não faça uma “cama” de sal grosso, pode desidratar a carne, e assim ela perde o sabor, prefira salgar a carne já no espeto.

- Adicione o sal grosso, ou no caso de carne de porco pode ser sal fino, mas somente na hora de levar a carne ao fogo, a não ser que seja frango , e evite o excesso de sal nas carnes já fatiadas, pois elas absorvem facilmente o conteúdo. Se for fatiar a picanha ou a alcatra o ideal é que a fatia tenha de 2 a 3 dedos de largura.

- Churrasco macanudo mesmo é temperar com sal grosso ou um sal grosso temperado, sal fino na carne de porco e um tempero pronto para galeto CBS + alho, para o frango.

 

 

ASSANDO A CARNE

 

- De maneira geral colocam-se as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período curto. Em 5 minutos virando é o tempo de selar a carne. Para quem gosta de uma carne mal passada, selar 5 minutos e assar com calma de 30 a 40 minutos.

- Dependendo da camada de sal ela pode demorar mais para suar, o bom mesmo é ir virando aos poucos.

- Carne com osso deve começar a assar com o osso para baixo.

 

 

ACOMPANHAMENTOS

 

- Para acompanhar o churrasco, maionese, salada de tomate, farofa, arroz, pão com alho, abacaxi assado, aipim e linguiça. 

 

 

  • Redes Sociais